Combatendo a apatia

Podemos definir a apatia como uma indiferença que nos paralisa, não nos deixa avançar. Ela pode nos acometer em diversas as áreas, se não cuidarmos acabamos ficando apáticos com relação à nossa saúde emocional, à nossa saúde física, aos estudos e à qualidade do tempo com amigos e família. E pior, podemos nos tornar espiritualmente apáticos!
A Bíblia relata sobre um tempo de apatia que assolou Jerusalém. Por ter sido atacada diversas vezes a cidade estava com os muros e as portas destruídas havia décadas, e isso significava que o povo estava desamparado. Apesar do perigo iminente eles estavam apáticos e já não prestavam mais culto ao seu Deus. Quando Neemias, que trabalhava em uma cidade distante, recebe essa notícia, ele senta, chora, lamenta, jejua e ora. Ele se quebranta e depois de orar se levanta para agir, busca apoio do senhor a quem servia e com a direção recebida de Deus volta à sua cidade para reconstruir os muros e exortar o povo de Deus (confira o relato no Livro de Neemias, especialmente os capítulos 1 e 2).
Hoje não é diferente. Vivemos em um país extremamente religioso, mas ao mesmo tempo extremamente apático. O povo está distante de Deus e cada dia se volta mais para si mesmo, buscando sua própria vontade. E por se envolver com o pecado se distancia cada vez mais de Deus. Ao invés de tentar nos adequar ao que Deus quer tentamos ajustar a Bíblia e adaptar o que ela diz ao nosso jeito de agir e ver as coisas, assim legitimamos o que é errado na sociedade, na política, na família, na academia, em busca do hedonismo desenfreado. Como Neemias fez precisamos:
Combater a apatia espiritual em nossa própria vida. Ao invés de autoengano temos que nos confrontar. Olhe para dentro do seu coração e avalie: “Será que eu não entrei numa apatia espiritual?”. Encare o seu eu. Será que você tem dado mais valor para outras coisas ao invés de priorizar as coisas de Deus? Será que as Escrituras têm mesmo valor para você? Você tem se entristecido de verdade pelos seus pecados, pedido perdão e lutado contra eles diariamente? Combater a apatia tem que ser um imperativo primeiramente pra você mesmo, só assim a sua vida cristã vai ser ascendente, um constante crescimento, e você vai poder ser melhor hoje do que foi ontem.
Combater a apatia espiritual da sociedade e da nação. Se não fizermos isso vamos continuar sendo destruídos e enfraquecidos. Pode até parecer que está tudo bem, mas não está, infelizmente muitas vezes não nos damos conta disso. Temos que ser instrumentos de Deus, usados para mostrar às pessoas ao nosso redor a verdade, para levá-las até o Pai, orando e intervindo de forma a combater a apatia espiritual ao nosso redor. Somente se deixarmos o individualismo de lado podemos nos revestir de coragem e confrontar a nossa família, vizinhos, colegas de escola e trabalho, cumprindo assim o propósito de Deus para as nossas vidas: abençoar os que nos cercam.
Combater a apatia espiritual da própria igreja. É sua responsabilidade zelar para que a apatia não interfira na dinâmica espiritual da sua igreja. Como Neemias orou você também deve orar, mas logo ele agiu, colocou seus dons à disposição de Deus para serem usados para a glória dEle e em favor do Seu povo. Ele colaborou com a reconstrução da sua cidade, mas especialmente com a restauração da adoração a Deus. Você é parte do Corpo e se Jesus não tem sido o centro da sua igreja é sua responsabilidade fazer com que Ele volte a ser o principal novamente.

Você foi desafiado a deixar a apatia de lado, o que vai fazer agora? Está disposto a combater a apatia espiritual que te envolve, que te cerca e que atinge à sua igreja?

0 comentários:

Postar um comentário