Não fuja jamais da presença do Senhor

A gravidade é o que nos mantém presos à Terra, independente da posição que ela esteja, que varia de acordo com a hora do dia ou da noite e com as estações do ano. Podemos tentar nos desprender da Terra pulando o mais alto que conseguimos, mas vamos ser atraídos pela gravidade e ficar “colados” ao chão novamente.

A força da gravidade pode ser comparada ao amor de Deus. Ele, em sua infinita misericórdia e sabedoria, nos criou para vivermos em sua presença. Mas nos separamos dEle por causa dos nossos pecados. Apesar disso Ele continua nos atraindo, nos convidando para nos juntarmos a Ele. Foi o que Ele convidou Jonas a fazer:

A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai com esta ordem: "Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença". Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor. (Jonas 1.1-3)

Deus tinha dado uma missão para Jonas, para pregar a mensagem de arrependimento a uma cidade que estava rebelde, que vivia na degradação espiritual. Jonas achava que o povo não merecia uma nova chance, por isso se recusou a ir para lá. Fugiu. Qual foi a consequência dessa fuga? Ele foi parar dentro da barriga do grande peixe. Depois de ser vomitado pelo grande peixe, ele vai até Nínive e prega. Eles se arrependem, pedem perdão, Deus se compadece, perdoa e o povo volta à presença de Deus. Apesar disso Jonas fica ressentido por Deus ter sido misericordioso (veja o relato completo no Livro de Jonas). Seu coração continuava endurecido.

Será que você não está também fugindo da presença do Senhor? Todas as vezes que fugimos da presença do Senhor saímos do campo gravitacional do amor, do perdão, do socorro bem presente e da paz infinita. Vamos em direção ao oposto, para o que agrada o nosso coração enganoso, e sofremos as consequências.

Não entre nessa! Busque a Deus de verdade. Porém todas as vezes que você vai em direção a Deus Ele lhe exorta, porque a santidade dEle revela os nossos pecados, as nossas intenções, e nos chama à melhoria. Em vez de fugir busque a presença de Deus.

Exponha-se ao Senhor. Procure os ambientes e as pessoas que estejam envolvidas com Ele. Exponha-se à igreja, à parceria dos irmãos, às orações, às pregações e às músicas que te aproximem dEle. Busque o crescimento, leia coisas que te edifiquem, mantenha a comunhão. Escolha Deus. Não se envergonhe dEle, pois Ele já sabe de todas as coisas, acompanha cada um dos seus passos e te convida para desfrutar da presença constante dEle, por onde for.

Entregue-se ao Senhor. Se expor é parte do processo, mas sem que você se entregue a Ele não pode experimentar o “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e Ele agirá” (Salmo 37.5), nem “experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.2). Quando você se entrega tem início o processo de ajustes para que a vida seja moldada de acordo com o padrão de Deus. É um processo que vai contra o nosso eu, mas vale a pena porque abre caminho para as bençãos.

Submeta-se ao Senhor. Deus quer a nossa vida por completo, quer ter acesso a todas as áreas dela para que realmente se torne Senhor da sua vida. Essa submissão vai contra o nosso coração pecaminoso, mas o quebrantamento traz a restauração e a nova vida, a vida abundante que Deus sonhou e planejou que vivêssemos. Ele te convida para buscar, viver e desfrutar da presença dEle porque tem grandes coisas a fazer na sua vida.

Deus já tomou a iniciativa. O que você vai fazer em resposta? Não fuja! Escolha a presença do Senhor!

0 comentários:

Postar um comentário