Recebendo alívio das preocupações e ansiedade



Vivemos em um tempo de pressão, seja por fatores pessoais, que nos são inerentes, como inseguranças, desequilíbrio emocional, dificuldade de concentração, frustrações, seja por fatores sociais, como as finanças, a violência, os relacionamentos desgastados, os prazos, as expectativas etc. A pressão nos assola. Por isso somos especialistas em nos preocupar, em trazer o futuro para o presente, em pré-ocupar a nossa mente. Também somos bastante ansiosos, e com isso afastamos a tranquilidade.
Você se sente oprimido pela preocupação e pela ansiedade? Jesus convida: “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28). Jesus nos oferece refrigério, auxílio, conforto, tranquilidade, descanso e alívio, é o que Ele nos promete.
O apóstolo Paulo foi um dos que atendeu a esse convite. Paulo foi preso em Roma e vivenciou um tempo muito difícil, passou por situações desumanas em um calabouço. Nessas circunstâncias ele aconselhou: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (Filipenses 4.6). Parece contraditório que ele dissesse isso em tal momento, mas não, ele não estava em choque, nem com alguma síndrome, ele estava conectado Àquele que pode todas as coisas. E nos ensina que: Atendemos o convite de Jesus quando priorizamos a oração e a súplica ao invés de manter os pensamentos nas preocupações e nos problemas. Não perca a alegria nem o sono, mantenha o foco em Deus. Quanto maior a oração e a súplica, menor a preocupação e a ansiedade. Quanto maior a preocupação e a ansiedade, menor a oração e a súplica. Vá até Ele para receber alívio constante.
Certa vez, Jesus perguntou: “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” (Mateus 6.27). De nada adianta nos preocuparmos e manter o foco nos problemas. Ele aconselha: “Busque, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mateus 6.33). Atendemos o convite de Jesus quando buscamos o Reino de Deus e a sua justiça, ao invés de olharmos apenas para os nossos problemas. Devemos nos envolver com outras pessoas e ajudá-las nos seus problemas, e os maiores beneficiados seremos nós mesmos! A instrumentalidade da nossa vida na vida de outras pessoas traz grandes bênçãos, enquanto ministramos a outros, Jesus nos ajuda e age nas nossas vidas.
E, mais um conselho que Paulo dá: “Irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” (Filipenses 4.8). Atendemos o convite de Jesus quando ocupamos o nosso pensamento com o que vale a pena, ao invés de ocupar nosso pensamento com o que não é bom e nem proveitoso. Temos que intencionalmente preencher a nossa mente com coisas boas, planejar como melhorar nossa vida, saúde, relacionamentos, tudo. Se plantarmos o que é bom colheremos o que é bom.
Para atender o convite de Jesus para receber alívio você precisa antes recebê-lo na sua vida. Entregue-se à Fonte da Vida e desfrute de constante descanso.


Assista abaixo o video com reflexão que você acabou de ler:

0 comentários:

Postar um comentário