Frutos da santificação


Jesus costumava usar histórias e metáforas nos seus ensinos para que ficassem mais práticos e fáceis de serem apreendidos. Quando falava a multidões ou aos seus discípulos procurava usar elementos do cotidiano para ilustrar as verdades tão importantes que deveriam ser guardadas e praticadas pelos seus seguidores. Foi assim quando ele falou: 

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos. (João 15.1-8) 

Quanta riqueza nesses versos. Vamos extrair alguns importantes detalhes que devem ser observados: 

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor”. Jesus começa definindo bem os papéis e quem é quem na história. Deus é o agricultor, Ele detém o papel mais importante, é o Todo Poderoso, o Criador de todas as coisas. Jesus é a videira e é por Ele nos ligamos a Deus, Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, se não for através dEle nunca chegaremos ao Pai. 

E Ele também diz: “Vocês são os ramos”. Nós somos os ramos, e somente se estivermos ligados a Jesus, em um relacionamento contínuo e verdadeiro com Ele é que teremos acesso ao Pai e, como conseqüência, uma vida abundante. Mas às vezes, queremos nos ligar a outras videiras, às que não são verdadeiras. Escolhemos videiras ilegítimas, qual é a sua? Talvez o seu cônjuge, o seu emprego, ou você mesmos, são tantas videiras más de onde tentamos extrair as forças para vivermos... mas somente Jesus é a videira verdadeira. Só nEle há vida de verdade. 

Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda”. Opa! Nesse trecho Jesus usa verbos que não nos parecem tão interessantes... cortar? podar? Isso mesmo! O Agricultor está interessado no nosso crescimento. Ele não quer que vivamos uma vida medíocre. Ele tem muito mais para nós. Por isso, como um exímio cuidador, Ele quer tirar da nossa vida coisas que não contribuem para o nosso bem, e faz isso atentamente. Ele quer nos dar uma nova vida, mas para isso é preciso que nos livremos de alguns velhos hábitos, e é preciso que nos livremos do pecado. 

Temos instruções a respeito dessa renovação: “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade” (Efésios 4.22-24). O Agricultor quer fazer uma verdadeira transformação na nossa vida, e nos ensinar a viver em santidade. É um longo processo, é um trabalho para uma vida toda. Se cairmos Ele nos ajuda a levantar e a continuar a caminhada. Esse processo de santificação só termina quando formos para o céu. À medida que vamos crescendo, aprendendo e amadurecendo, progredimos no processo de santificação das nossas vidas. Nada é por nosso mérito, mas tudo pela misericórdia de Deus na nossa vida. E o resultado disso são frutos, na nossa vida, na vida das pessoas que estão ao nosso redor. 

Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês”. Jesus afirma que se quisermos ter um compromisso com Ele, se dermos os passos, Ele corresponderá fazendo uma aliança conosco. Ele não rejeita ninguém e em outra ocasião, afirmou: “Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei” (João 6.37). Deus vai completar a obra na sua vida. Não desista, permaneça. 

Sem mim vocês não podem fazer coisa alguma”. Fora da videira não há vida. Coisa alguma significa que não podemos trabalhar, não podemos namorar, não podemos estudar, não podemos fazer nada sem Jesus! Infelizmente até mesmo nós cristãos temos nos esquecido disso! Pensamos que podemos separar nossa vida religiosa da nossa vida prática, do dia a dia, mas isso é ilusão! As duas estão intimamente ligadas, na verdade, não são duas, a vida é uma só! Devemos ser totalmente dependentes dEle que é a Fonte de toda vida. Quando tentamos viver de forma independente, como autônomos, ficamos sem rumo, sem propósito. Somente em Deus encontramos sentido pra nossa vida e só com a ajuda dEle podemos viver plenamente. 

A qual videira você tem se ligado? De quem você tem dependido? Onde tem buscado forças? Em quem deposita seus anseios? Conecte-se à videira verdadeira. Busque em Deus a direção para sua vida.

0 comentários:

Postar um comentário