A decisão de fazer o mal

Você conhece Davi? Foi o filho mais jovem de Jessé, escolhido por Deus para ser ungido rei quando era adolescente. Mas até que se tornasse rei muito tempo se passou. Ele trabalhou para o rei Saul como harpista e foi seu escudeiro. Lutou contra o gigante Golias e o venceu. Tornou-se um grande amigo de Jônatas, o filho de Saul e foi conquistando cargos cada vez mais elevados, venceu muitas batalhas com o exército. Seu sucesso causou inveja a Saul que passou a tramar seu assassinato. Davi fugiu e Deus o guardou. Por duas vezes teve a oportunidade de matar o rei Saul, mas não o fez, deixou que Deus resolvesse a questão. Em uma guerra Saul se suicidou. Com ele morreu seu filho Jônatas e muitos guerreiros. Ao receber a notícia Davi lamentou profundamente. E então Davi se tornou rei de Judá. Este é só um resumo, você pode ler cada detalhe da vida de Davi no Livro de 1 Samuel, a partir do capítulo 16, e a história continua no Livro de 2 Samuel. Davi se tornou muito poderoso e teve muitas conquistas, Deus abençoou o seu reinado. Mas, certa vez...

Na primavera, época em que os reis saíam para a guerra, Davi enviou para a batalha Joabe com seus oficiais e todo o exército de Israel; e eles derrotaram os amonitas e cercaram Rabá. Mas Davi permaneceu em Jerusalém. Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho, e mandou alguém procurar saber quem era ela. Disseram-lhe: "É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o hitita". Davi mandou que a trouxessem, e se deitou com ela, que havia acabado de se purificar da impureza da sua menstruação. Depois, voltou para casa. A mulher engravidou e mandou um recado a Davi, dizendo que estava grávida. Em face disso, Davi mandou esta mensagem a Joabe: "Envie-me Urias, o hitita". E Joabe o enviou. Quando Urias chegou, Davi perguntou-lhe como estavam Joabe e os soldados e como estava indo a guerra, e lhe disse: "Vá descansar um pouco em sua casa". Urias saiu do palácio e logo lhe foi mandado um presente da parte do rei. Mas Urias dormiu na entrada do palácio, onde dormiam os guardas de seu senhor, e não foi para casa. Quando informaram a Davi que Urias não tinha ido para casa, ele lhe perguntou: "Depois da viagem que você fez, por que não foi para casa?" Urias respondeu: "A arca e os homens de Israel e de Judá repousam em tendas; o meu senhor Joabe e os seus soldados estão acampados ao ar livre. Como poderia eu ir para casa para comer, beber e deitar-me com minha mulher? Juro por teu nome e por tua vida que não farei uma coisa dessas!" Então Davi lhe disse: "Fique aqui mais um dia; amanhã eu o mandarei de volta". Urias ficou em Jerusalém, mas no dia seguinte Davi o convidou para comer e beber, e o embriagou. À tarde, porém, Urias saiu para dormir em sua esteira onde os guardas de seu senhor dormiam; e não foi para casa. De manhã, Davi enviou uma carta a Joabe por meio de Urias. Nela escreveu: "Ponha Urias na linha de frente e deixe-o onde o combate estiver mais violento, para que seja ferido e morra". Como Joabe tinha cercado a cidade, colocou Urias no lugar onde sabia que os inimigos eram mais fortes. Quando os homens da cidade saíram e lutaram contra Joabe, alguns dos oficiais da guarda de Davi morreram, e morreu também Urias, o hitita. Joabe enviou a Davi um relatório completo da batalha(...). O mensageiro partiu, e, ao chegar, contou a Davi tudo o que Joabe lhe havia mandado falar, dizendo: "(...) os flecheiros atiraram do alto da muralha contra os teus servos, e mataram alguns deles. E morreu também o teu servo Urias, o hitita". Davi mandou o mensageiro dizer a Joabe: "Não fique preocupado com isso, pois a espada não escolhe a quem devorar (...)". E ainda insistiu com o mensageiro que encorajasse Joabe. Quando a mulher de Urias soube que o seu marido havia morrido, ela chorou por ele. Passado o luto, Davi mandou que a trouxessem para o palácio; ela se tornou sua mulher e teve um filho dele. Mas o que Davi fez desagradou ao Senhor. (2 Samuel 11.1-27)

Ah, o pecado... Davi mesmo afirmou que um abismo chama outro abismo (Salmo 42.7), e foi exatamente o que aconteceu. O pecado de Davi virou uma bola de neve e essa avalanche trouxe grande desgraça sobre a sua vida e sobre a sua família. Mas como tudo isso começou? Como tudo isso poderia ter sido evitado?

A preguiça foi o primeiro erro de Davi. Em uma época em que os reis saiam para a batalha ele resolveu tirar umas férias e ficar à toa, ele deu lugar à preguiça. Davi não guardou os seus olhos. Ao invés de ficar admirando a natureza, o céu, e louvar a Deus pela sua criação, Davi olhou para o que não devia, e ao invés de desviar os seus olhos, desejou Bate-Seba. A partir daí ele faz uma série de más escolhas. Davi já tinha pecado com seus pensamentos, mas não se arrependeu e continuou pecando. Davi quis saber quem era aquela mulher. Enviou seu servo para descobrir quem era Bate-Seba. E pior, depois de saber quem ela era, e mesmo ciente que ela era mulher casada, Davi mandou que a trouxessem, usou a sua autoridade como rei para o mal, e ela teve que obedecer. E Davi se deitou com ela. Escolhas erradas, uma após a outra. E pior, não pára por aí...

Toda escolha traz consigo uma conseqüência: Davi recebeu a notícia de que Bate-Seba tinha engravidado. Então ele maquinou um plano para trazer o marido dela de volta. Davi dá ordens para que Urias volte para casa. Seu servo chega, mas se recusa a ir para casa e as coisas não saem como Davi tinha planejado, então ele tenta de outra forma, Davi embebeda Urias, mas mesmo assim seus planos para acobertar seus pecados não deram certo. Achando que não tinha outra escolha, Davi manda Urias para ser morto na guerra. E assim seu servo fiel, um guerreiro valente, é morto. Pensando que agora os seus problemas tinham acabado, Davi traz Bate-Seba para o castelo, e a toma como sua mulher. Mas Deus não se agradou disso.

Um erro após o outro. Pecado atrás de pecado. Não precisava ser assim. Se Davi tivesse reconhecido o seu erro lá no começo, se tivesse se arrependido... Mas Davi deixou o pecado tomar o seu coração de tal forma que esqueceu de quem ele era, e se esqueceu do seu Deus todo poderoso e que sabe de todas as coisas. Deus abomina o pecado, pois é justo. “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá” (Gálatas 6.7). As conseqüências do pecado sempre vêm: o filho que Davi teve com Bate-Seba morreu e depois disso muitas desgraças abateram a família de Davi (você pode ler toda a história no Livro de 2 Samuel, a partir do capítulo 12).

Não deixe o mesmo acontecer na sua vida. Se você percebeu que está no caminho errado, se o Espírito Santo que habita em você te alertou, não endureça o seu coração. Arrependa-se! Não atraia sobre si as conseqüências ruins das más escolhas, volte-se para Deus. Apesar de todos esses erros Deus perdoou Davi, um adúltero, mentiroso, traidor e assassino! Ele pode perdoar você, não importa qual tenha sido o seu erro, qual seja o seu pecado, a promessa divina é para mim e para você: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1.9). Deixe Deus reescrever a sua história. Há esperança. Você não precisa mais escolher fazer o mal, escolha fazer o bem!

0 comentários:

Postar um comentário