Gratidão em qualquer circunstância


Gratidão é um conceito mal compreendido hoje em dia. Achamos que devemos ser gratos quando as coisas saem do jeito que esperamos, então estamos bem, alegres e agradecidos, mas quando as coisas acontecem de maneira diferente da que tínhamos planejado ou sonhado, então ficamos emburrados, nos tornamos mal agradecidos e revoltados. Pensamos que quando estamos com problemas então não devemos ser gratos a Deus. Só quando as coisas vão bem é que então estamos na benção, não é assim? Infelizmente a ingratidão tem sido a marca dessa geração cínica, cética e arruinada. 

A gratidão deveria ser algo comum entre os cristãos, mas é triste constatar que na Igreja de Cristo há muitos que só querem receber, que são egoístas, utilitaristas e querem ser servidos. Esqueceram do que a Bíblia diz: 

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. (Romanos 8.28) 

Esquecemos disso, e então não somos gratos quando as situações pelas quais passamos estão trabalhando a nossa paciência, nossa perseverança e caráter. Deus continua agindo! Mas a gratidão fica na teoria e começamos a achar que perdoar, dizimar, ofertar, ajudar, servir, ministrar, ser um instrumento nas mãos de Deus, ah... essas coisas são pesadas! Queremos só receber. Mas o serviço a Deus é uma maneira de demonstrar a nossa gratidão, honrá-lo com os nosso dons e talentos, isso é gratidão. 

Deus é bom apesar das circunstâncias! Ele é bom em todo o tempo e a sua vontade é boa, agradável e perfeita. “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam” (Romanos 8.28). Quando temos um compromisso com Jesus e um vínculo de amor com Deus, todas as coisas cooperam para o nosso bem. Até mesmo os erros que você cometeu. Sim, Deus pode transformar em bênçãos todas as maldições: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Coríntios5.17), e olhando para trás você pode aprender com os seus erros e escolher um caminho diferente. 

Deus é bom em todo o tempo. Foi curado? Glórias a Deus! Não foi? Glórias a Deus! Está vivo? Glórias a Deus! Morreu? Glórias a Deus! Foi aprovado? Glórias a Deus! Não passou? Glórias a Deus! Está trabalhando? Glórias a Deus! Ficou desempregado? Glórias a Deus! Tem dinheiro na conta? Glórias a Deus! Está catando as moedas? Glórias a Deus! Jesus nos advertiu: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 16.33). Em 2013 seja grato, em todas as circunstâncias. Só de acordar num novo dia já é motivo suficiente, as misericórdias do Senhor se renovaram! (confira Lamentações 3.22,23), você tem família, amigos, uma igreja, uma casa, comida, são tantos motivos para serem agradecidos... 

Entenda que o que você vê não é a realidade, o que você vê é transitório, é passageiro! Se focar no que vive você vai ser um ingrato, mas se entender que os seus 85 anos de vida aqui na Terra (ou pouco mais do que isso) não são nada comparados à eternidade, então a tribulação, os problemas, as chateações e dificuldades vão ser encarados de maneira diferente. E você tem a promessa de ir para um lugar onde não haverá mais choro, nem dor, nem ingratidão! Você pode ter essa perspectiva correta aqui! Olhe com os olhos da fé. 

Devemos ser gratos em todas as coisas, mas você só vai conseguir pensar, sentir e agir assim se tiver entregado a sua vida a Jesus. Se você tiver a salvação e permitir que Ele não seja apenas o seu conselheiro, mas sim o Dono, o Rei, o Senhor, Aquele que determina todas as coisas em sua vida e te orienta em tudo, aí sim, a gratidão vai fluir sobrenaturalmente na sua vida. 

Que em 2013 as ações de graças sejam sempre constantes em seu coração, de forma prática. Que você possa agradecer por tudo o que acontece, por toda benção. Ser grato ao Pai e aos que estão ao seu redor pelas coisas pequenas e pelas grandes, em todas as circunstâncias. 

0 comentários:

Postar um comentário