Conselhos práticos de Jesus para o dia a dia - estejam prontos!

Jesus era muito didático. Sempre tinha formas criativas de ilustrar seus ensinamentos. O Mestre usava histórias simples e cotidianas que eram como doses homeopáticas das profundas verdades do Reino. Certa vez, Ele deu estes conselhos aos seus discípulos: 

Estejam prontos para servir, e conservem acesas as suas candeias, como aqueles que esperam seu senhor voltar de um banquete de casamento; para que, quando ele chegar e bater, possam abrir-lhe a porta imediatamente. Felizes os servos cujo senhor os encontrar vigiando, quando voltar. Eu lhes afirmo que ele se vestirá para servir, fará que se reclinem à mesa, e virá servi-los. Mesmo que ele chegue de noite ou de madrugada, felizes os servos que o senhor encontrar preparados. Entendam, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que hora viria o ladrão, não permitiria que a sua casa fosse arrombada. Estejam também vocês preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que não o esperam. (Lucas 12.35-40) 

Conselhos que se aplicam não apenas aos discípulos daquela época, nós também devemos estar atentos aos ensinos de Jesus, que são úteis para os nossos dias. Vamos destacar quais são eles? 

Estejam prontos para servir. Só um servo pode servir. Se você é um cristão e conhece os ensinamentos bíblicos e segue o exemplo de Jesus você deve servir na sua família, no seu trabalho, na igreja, onde estiver. Seja realizando alguma tarefa específica, seja ajudando alguém, dando ouvidos, sendo ombro amigo, testemunhando do amor de Deus... há tantas formas de serviço! Esteja pronto para fazer aquilo que o Senhor quer que você faça. Não fique procurando desculpas para dar. Obedeça! Aproveite as oportunidades de glorificar a Deus no seu dia a dia, quer comendo, quer bebendo ou fazendo qualquer coisa! 

Conservem acesas as suas candeias. Você sabe o que é uma candeia? Nesses tempos de novas tecnologias e eletricidade, poucos conhecem esse tipo de lamparina abastecida com óleo que foi muito usada antigamente, quando não existia luz elétrica. Ela era sempre colocada em um lugar de destaque, onde sua luz tivesse melhor alcance. Trazendo para a nossa vida, podemos imaginar que somos essa candeia. Quanto mais cheios do óleo que é a Palavra de Deus na nossa vida, mais potencial temos. Por outro lado, se o óleo é pouco a chama é fraca. Como você está? Tem investido no seu relacionamento com Deus e se abastecido do óleo diariamente, deixando que Ele flua na sua vida, ou tentado brilhar apenas com umas gotinhas que recebe no domingo? 

Você tem se deixado ser usado para iluminar? Tem sido ousado e ocupado o lugar singular que Deus planejou para você? Sim, cada um de nós tem um lugar onde pode causar um impacto especial, que necessita das combinações de formação, habilidades, dons e experiências de vida que cada um de nós tem. Já descobriu qual é o seu? Não fique como uma candeia escondida debaixo de uma cama! Deixe a luz de Deus brilhar na sua vida e fazer diferença para os que estão ao seu redor! 

Estejam preparados. Fique atento. Você não vai querer estar despreparado para a chegada do Noivo, não é mesmo? Como não sabemos quando será a volta de Jesus devemos ficar alertas para poder recebê-lo. Fique ligado à Fonte Eterna para não perder nada. Ao contrário do que a cultura popular diz, que você deve encontrar as forças dentro de si mesmo, busque no lugar certo. Ele é quem pode renovar as suas forças. Se você se sente fraco ou cansado, e quer ter uma nova vida, uma experiência com Deus, busque-o com sinceridade, que Ele o ouvirá e iluminará todas as coisas, deixando tudo claro. Assim, se relacionando com Ele dia após dia você estará sempre pronto a servir, brilhando forte e cada vez mais preparado.

0 comentários:

Postar um comentário