Conselhos Práticos de Jesus para o dia a dia: Permaneça!

Você já desistiu de alguma coisa na vida? Nós fazemos muitos planos na vida. Sonhamos e criamos projetos. Logo começamos a colocar em prática nossos projetos pessoais, sejam eles o que forem. Mas aí os problemas surgem, como gigantes em nossa vida. O que nos desanima? Pode ser a grandeza do projeto, o tempo de espera ou mesmo os inimigos da nossa batalha. Mas desistimos. Não permanecemos. E Deus não nos fez para isso. Ele não nos criou para a desistência, mas para a permanência! 

A Bíblia nos diz isso de forma clara. João 15:1-5 diz assim: 

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.”

Jesus repete a palavra permanecer várias vezes nessa instrução que nos dá. Mas no decorrer dos dias podemos sair do caminho da permanência e acabar no caminho da desistência. Então como fazer para que isso não aconteça? 

1 – Buscar forças na videira 

Jesus é a videira verdadeira. Nós somos os galhos ligados à videira. Se um galho se solta da videira, nada acontece a ela, mas o galho seca. A nossa força precisa estar na videira, Jesus, nosso Senhor e Salvador. A “gasolina” da nossa vida deve ser Jesus. Se a nossa gasolina for nós mesmos, nosso cônjuge ou qualquer outra coisa, ela não vai durar. 

1 Coríntios 10:31 diz: “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” Nossos projetos devem todos ser para a glória de Deus! Nossa vida deve ser para a glória de Deus. E nossa vida só pode glorificar a Ele se nos entregarmos de todo o coração, e deixarmos que Ele seja Senhor e Salvador das nossas vidas. Se você ainda não o fez, se entregue nas mãos dEle hoje! Se já o fez, lembre-se que deve haver poda. Mas não desista! Nunca desista. 

2 – Manter o Foco 

Manter o foco nos dias de hoje é algo difícil. São muitos caminhos, muitas opções, muitas distrações. Porém, nós podemos manter o foco naquilo que é importante, no que é primordial! Qual o seu plano? Onde você está querendo ir? Descubra onde está indo, e siga em frente, mantenha o foco! Se cair, levante-se. Não permaneça caído. Mantenha o foco sempre e permaneça. 

3 – Avaliar os frutos 

Que tipo de fruto você tem dado? São de desistência? São bons frutos? Para que servem seus frutos? O texto que vimos em João nos diz que quem permanece na videira dará frutos. A Bíblia é clara: se permanecermos na videira, daremos fruto. Fomos criados para dar fruto! Então dê bons frutos. Avalie os frutos que tem dado. Se não gostar deles, mude sua atitude para que então dê bons frutos. Entregue a Jesus tudo o que tem para oferecer, e obedeça-o no que quer que Ele te proponha. Siga-o! Relacione-se com Ele! E nunca, nunca desista. Continue até o fim! Permaneça!

0 comentários:

Postar um comentário