Conselhos práticos de Jesus para o dia a dia: ame!

Jesus está interessado no seu dia a dia, Ele anseia por fazer parte dele. Quer que você faça as escolhas certas, que sua vida faça Deus sorrir, e por isso deixou conselhos práticos que são tão atuais hoje quanto no tempo em que foram dados. Os seus ensinamentos são úteis e sábios!

“Um dos mestres da lei aproximou-se e perguntou [a Jesus]: ‘De todos os mandamentos, qual é o mais importante?’ Respondeu Jesus: ‘O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe mandamento maior do que estes’. ‘Muito bem, mestre’, disse o homem. ‘Estás certo ao dizeres que Deus é único e que não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas’. Vendo que ele tinha respondido sabiamente, Jesus lhe disse: ‘Você não está longe do Reino de Deus’.” (Marcos 12.28-34)

Há um só Deus. Esta é a verdade. Não se deixe enganar pela nossa cultura brasileira que prega o sincretismo e o politeísmo. Que junta crenças e práticas completamente diferentes e diz que tudo é cristianismo. A Bíblia é clara: “o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor”. Qualquer ensinamento que seja contrário a este é errado. Deus é uma pessoa, quer se relacionar conosco, Ele é único. Mas por causa do nosso pecado estamos separados dEle, e Jesus é o único mediador capaz de restabelecer a nossa conexão com o Pai.

Jesus faz esse importante esclarecimento teológico e nos dá um conselho prático: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças”. Deus é digno de todo o nosso amor. E Jesus continua: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. Dois precisos conselhos que devem ser colocados em prática. Sabemos bem disso na teoria, mas precisamos viver.

O que você responderia se eu lhe perguntasse: o que é o amor? Certamente a sua resposta será baseada na sua visão de mundo, sua experiência e sentimentos. E é assim que o conceito de amor vai sendo deturpado. Veja o que a Bíblia diz: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1 Coríntios 13.4-7). Isso sim é amor. Agora me diga: é este amor que encontramos nas declarações e nos relacionamentos hoje em dia? Não, não mesmo! Precisamos buscar na Bíblia o modelo a ser seguido e vivê-lo. Para isso:

Ame a Deus e entregue a sua vida a Ele de verdade. Saiba que Deus não deixa de ser Deus mesmo quando a benção não vem, quando a sua vontade é contrariada ou as coisas não saem do seu jeito. Se você tiver um compromisso real com Ele vai continuar a amá-lo acima de todas as coisas e entender que os planos dEle são sempre os melhores! Ame-o de maneira prática, deixe que Ele seja prioridade na sua vida. E demonstre isso usando o seu tempo, suas habilidades, energia e intelectualidade para a glória dEle.

Tenha intimidade com Ele. Se você ama a Deus se relaciona com Ele. E a intimidade é uma das marcas de um relacionamento profundo. Quem é casado conhece bem o seu cônjuge, reconhece o cheiro dele, entende as suas expressões. Quanto mais íntimo for o seu relacionamento com Deus, mais você o entenderá, escutará o seu sussurro, compreenderá os seus comandos. Mas se Ele é um estranho para você como é você que vai entender a direção que Ele lhe dá?

Faça parte do Corpo dEle. Se você ama a Deus você deve amar também os seus filhos, e juntar-se a eles para demonstrar o amor do Pai aos outros. Somos parte do Corpo de Cristo, cada membro na sua função, fazendo o que Jesus faria se ainda estivesse aqui na Terra. Cada um se envolve num ministério, para servir com os seus dons e talentos, e todos olham para fora em busca do próximo que precisa ser amado e servido. Deixe as desculpas de lado e ame ao seu próximo como Jesus mandou, de maneira prática.

A Fonte do Amor Verdadeiro quer fluir através de você. E só você pode tomar uma decisão com relação ao amor. Você vai dar ouvidos aos conselhos de Jesus?

0 comentários:

Postar um comentário