Conselhos práticos de Jesus para o dia a dia - Não julguem!

Somos juízes por natureza. Julgamos o tempo todo. Mas, se você não se atentar para isso, provavelmente não vai perceber que é um juiz por excelência, porém, que julga muito mais a vida dos outros do que a sua própria. O problema é que avaliamos as pessoas de acordo com o nosso padrão, então emitimos o nosso parecer sobre elas, que é sempre injusto, sempre incorreto. Não temos capacidade de compreender o todo, pois temos a visão apenas de um ponto de vista e a nossa mente é limitada.  

Jesus nos alertou seriamente: "Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês" (Mateus 7.1, 2). Este é um conselho muito prático. Tão útil e atual naqueles dias quanto nos de hoje. E vindo do Mestre, merece toda a atenção. Não atribua aos outros comportamentos, falhas ou pecados porque você não os conhece! Talvez nem seja bem assim. Lembre-se que você não é o juiz, e que julgamento traz julgamento. O Único que é Digno de julgar é aquele que é Perfeito! Deixe o Justo Juiz tomar esse lugar.

E Jesus continua: "Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão" (Mateus 7.1-5). Você e eu temos a forte tendência de projetar no outro aquilo que temos de pior. Se você tem sido especialista em acusar os outros será que não tem tentado desesperadamente desviar a atenção dos seus próprios erros? Você se conhece bem e sabe o que há no seu coração. Cuidado! Ao invés de julgar:

Vigie e ore. Mas não é vigiar a vida do outro, é a sua própria! Avalie: como está a minha vida diante de Deus? Vigie seus pensamentos, a influência que tem causado e a que tem recebido, vigie a sua forma de agir. Você tem conversado com Deus diariamente? Deixe-o confrontar o seu coração, seus desejos e planos. Pergunte-se: o que eu posso melhorar? Ao invés de ceder à pressão de Satanás e sair por aí julgando e acusando os outros, passe mais tempo vigiando e orando!

Não se deixe levar por impressões. A primeira impressão não é a que deve ficar, pois ela pode estar completamente errada! (e na maioria das vezes está, não só ela, como a segunda, a terceira...). Cuidado sobre as suas impressões a respeito dos seus familiares, amigos e colegas. Elas estão de acordo com o seu padrão, seu ponto de vista, vem do seu coração que é enganoso. Não confie nas suas impressões, elas não são confiáveis.

Fuja do mal! Não só da aparência do mal, mas fuja também do mal. Se afaste da fofoca e de tudo o que não presta. Fique atento e rejeite tudo o que desagrada a Deus. Não perca o seu tempo julgando ou acusando os outros, ao invés disso seja um verdadeiro cristão e invista mais tempo em amar, perdoar e alcançar as pessoas com as Boas Novas de Jesus. Não seja instrumento de Satanás!

Olhe para o próximo com os olhos de Jesus. Ao invés de ficar julgando as pessoas, mesmo que pudesse fazê-lo, pois Ele era perfeito, Jesus ficou atento à sua missão aqui na terra e usou o seu tempo para cumpri-la. Lembre-se que seus pais, seus irmãos, amigos e todos ao seu redor não carecem do seu julgamento, e sim do seu amor, do seu perdão e suas orações. Peça ajuda ao Mestre para fazer como Ele fez. Olhe para todos com olhos de amor!

0 comentários:

Postar um comentário