Na contramão do sistema

Os cristãos têm vivido uma luta constante. Ou, pelo menos deveriam travar uma luta entre a cultura secular pós-moderna e a cultura bíblico-cristã. São duas culturas que se chocam, que vão uma contra a outra. Você pode até não se dar conta disso, ou não estar familiarizado com esses conceitos, mas certamente conhece os valores que regem o pós-modernismo. Quer ver?

“Você é o que você tem”. O capitalismo é a ordem geral, e o sucesso de uma pessoa ou de uma empresa pode ser medido pelo seu rápido crescimento e pela sua capacidade de adquirir bens. O consumismo é normal. Estamos nesse mundo para usufruir o máximo que pudermos, não? E se estivermos pagando, então, aí teremos sempre razão, e não aceitaremos ser confrontados de maneira alguma. O utilitarismo é a regra. As coisas, e as pessoas também, nos devem ser úteis. Se não o são, são descartáveis. Estou com você enquanto você suprir as minhas necessidades e atender os meus desejos. Hoje em dia não se faz mais amigos, se faz contatos. E o individualismo está em tudo. Porque o meu interesse é o mais importante, e vou lutar por ele acima de qualquer coisa. Tudo deve ser do meu jeito.

Viu só? Você sabe bem do que estou falando, porque é o mundo em que vivemos. A cultura secular pós-moderna cheia de egoísmo, inveja e falsidade. Mas atenção! O pós-modernismo não está só na cultura, muitos dos seus valores têm sido transferidos pra vida cristã, e muitos cristãos têm vivido como ateus! Infelizmente. Muitos elogiam igrejas que crescem rápido como se fossem bem sucedidas e é comum as pessoas trocarem de igreja para atender as suas preferências. A teologia da prosperidade, tão difundida nos dias de hoje, na verdade é o capitalismo sendo pregado nos púlpitos das igrejas. Satanás tem moldado a nossa mente nos bombardeando diariamente com seus valores anti-bíblicos. O que a Bíblia diz sobre tudo isso?

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2)

Deus quer que sejamos diferentes. O cristianismo é contra-cultural.

Não devemos nos conformar com o mundo. Por isso não devemos assimilar, aceitar, e pensar igual ao que todos pensam, nem agir como todos agem. Ao invés de deixar a cultura entrar e moldar o nosso pensamento, e viver como pessoas que devem ser servidas ao invés de servir, temos que ser gratos porque Jesus já morreu na cruz por nós, e entender que não existe maior privilégio do que viver para glória dEle. Como não deixar que sua mente seja moldada pelo mundo? Tendo intimidade com Deus diariamente, convidando-o para fazer parte do seu dia a dia.

Devemos nos transformar pela renovação da nossa mente. A primeira coisa que deve ser mudada é a sua mente. Antes de olhar pra o outro, ou para o mundo, você deve olhar para si mesmo. Porque Satanás vai usar estratégias inteligentes, vai agir lentamente, ele conhece as suas fraquezas. Você foi chamado para ser imitador de Cristo, por isso deve negar o seu Eu, reconhecer os seus erros, e se humilhar aos pés do Senhor para realinhar a sua vida à vontade do Pai. Como renovar a sua mente? Meditando na Verdade, dizendo não ao pecado e preenchendo a sua mente com os valores bíblicos.

Devemos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. E a condição para isso é ir na contramão do mundo. Submissão hoje em dia não é uma coisa bem aceita, mas no cristianismo é diferente. Você não deve seguir o seu coração, porque ele é enganoso, está permeado por essa cultura que desagrada a Deus, quer ser servido e ficar reclamando o tempo todo, murmurando. Entregue-o ao Senhor. Não se contente em viver um cristianismo ralo, que se conforma com o mundo, mas não admite. Não se amolde. Transforme-se. Ou você vai preferir continuar vivendo esse lixo a experimentar o melhor de Deus pra você?

0 comentários:

Postar um comentário