Persevere

“Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (João 16.33). Essas foram as palavras de Jesus aos seus seguidores. Em momento algum Ele disse que a vida aqui na terra seria um mar de rosas, pelo contrário, disse que passaríamos por dores, sofrimentos e muitos problemas. Desanimador, não? Mas Ele nos prometeu ajuda! E com essa ajuda sobrenatural podemos ser perseverantes.

Vamos à Bíblia, o Manual de Instruções para nossa vida. Conhecendo seus personagens podemos aprender valiosas lições. Vejamos o exemplo de Calebe. A história narrada no Livro de Josué mostra que o povo israelita que tinha sido poderosamente liberto do Egito, depois de 40 anos caminhando no deserto, entre muita murmuração, e tendo experimentado várias vezes a fidelidade do Senhor, estava prestes a entrar na Terra Prometida.

No capítulo 14 de Josué, versos 6 a 15, vemos um bonito testemunho que Calebe deu. Confira na sua Bíblia. Calebe sabia que Deus estava no controle de todas as situações, e confiou na promessa que Deus tinha lhes dado de habitar uma terra onde manava leite e mel. Por isso, Calebe não desanimou quando chegou lá e viu que precisariam guerrear contra os habitantes para tomarem posse da terra. Ele afirmou: “O Senhor me manteve vivo, como prometeu. E foi há 40 anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com 85 anos de idade! Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como tinha naquela época” (Josué 14.10, 11). Ele era um guerreiro e sabia que se Deus tinha ordenado o povo de Israel seria vitorioso.

40 anos de fidelidade a Deus confiando na sua promessa! Poxa! O que fazemos quando algumas coisas não acontecem na nossa vida no tempo que desejamos? Você e eu temos algumas coisas a aprender com Calebe, hein? 

Perseverança é a arma para a vitória na sua vida em tudo. Quer que o seu casamento seja bem sucedido? Quer se dar bem nos estudos? Ficar firme no regime? Realizar um sonho? Ter uma vida cristã saudável? Perseverança é o segredo para todas as coisas. Não desista.

Mas, saiba que sempre haverá motivos e pessoas para que você desista dos seus sonhos. Sempre foi assim, veja o que Calebe diz no verso 8: “mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo”. Na sua jornada em direção ao alvo haverá inúmeras dificuldades e você ouvirá opiniões desanimadoras. Não dê ouvidos, não desanime, continue firme!

Se as coisas estão fáceis demais, desconfie. Esse é um bom conselho, porque o mundo jaz no maligno (1 João 5.19), mas Deus nos desafia a não nos conformarmos com as coisas do jeito que elas são (Romanos 12.2). Fazer a vontade de Deus é desafiador, é como nadar contra a correnteza, então, se algo está muito fácil provavelmente está errado.

O fato de alguma promessa de Deus não ter se cumprido não indica que ela não vai se cumprir. Calebe teve que esperar 40 anos! Provavelmente muitas e muitas vezes ele teve que lutar contra o seu eu que queria as coisas prontamente, ou que desanimava e queria desistir. Ele era humano como nós. Creia, persevere! Se Deus lhe deu alguma promessa, ela vai se cumprir!

Ele não olhava as circunstâncias, mantinha os olhos fixos nas promessas de Deus. Apesar de estar cercado de uma multidão amedontrada e que só reclamava, ele viveu com a intensidade que Deus queria que vivesse. Confie também em Deus, que é muito maior do que os seus problemas, sejam eles quais forem.
Fixe os seus olhos na maior de todas as promessas: Jesus, o Salvador. Ele é a maior e a melhor de todas as promessas. Jesus é a resposta para todas as coisas. Fixe os seus olhos nEle, que é a razão completamente suficiente para nos encher de alegria e nos ajudar a perseverar, seja qual for a situação!

0 comentários:

Postar um comentário