Arrependimento e fé

O Evangelho é algo incrível. E muito precioso. Mas às vezes os cristãos se esquecem disso, e ele acaba perdendo o valor, e deixa de ser para nós tão precioso quanto verdadeiramente é. O Evangelho conta a história real e maravilhosa de que Jesus morreu na cruz por nós, e que a salvação que Ele dá é de graça. Mas nem tudo que é de graça é barato. E o Evangelho não é algo barato. O Evangelho não é fácil, nem confortável. 

Por não ser confortável, existe no mundo contemporâneo uma tentativa de preenchê-lo com algumas coisas mais fáceis de ser assimiladas. Usamos palavras mais brandas, e não palavras como céu, inferno, pecado e salvação. Apesar de tudo isso ser crucial no Evangelho do Senhor Jesus, perdeu espaço no nosso. Mas a lógica do Evangelho não é facilitar o processo. O evangelho não nos dá o que queremos, mas sim o que precisamos. E o Evangelho se baseia em arrependimento, outra palavrinha proibida no mundo de hoje. 

Existe uma história na Bíblia sobre arrependimento, que se encontra em Lucas 7: 36-50. Vejamos: 

“Convidado por um dos fariseus para jantar, Jesus foi à casa dele e reclinou-se à mesa. Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma ‘pecadora’, trouxe um frasco de alabastro com perfume, e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com as suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume. Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: "Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma ‘pecadora’ ". Respondeu-lhe Jesus: "Simão, tenho algo a lhe dizer". "Dize, Mestre", disse ele. "Dois homens deviam a certo credor. Um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinqüenta. Nenhum dos dois tinha com que lhe pagar, por isso perdoou a dívida a ambos. Qual deles o amará mais? " Simão respondeu: "Suponho que aquele a quem foi perdoada a dívida maior". "Você julgou bem", disse Jesus. Em seguida, virou-se para a mulher e disse a Simão: "Vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, molhou os meus pés com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés. Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés. Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama". Então Jesus disse a ela: "Seus pecados estão perdoados". Os outros convidados começaram a perguntar: "Quem é este que até perdoa pecados? "Jesus disse à mulher: "Sua fé a salvou; vá em paz". 

Um dos personagens dessa história é o fariseu. O convite do fariseu não foi um convite amistoso. Era costume naquela época, quando alguém entrava em sua casa, oferecer-lhe água para lavar os pés. O fariseu não o fez. Já a mulher, nem se fala o nome dela nessa passagem; ela é chamada simplesmente de pecadora, não era uma mulher bem-vista na sociedade. Essa mulher, provavelmente, ouviu Jesus e entendeu quem ele era, e quem ela era, uma pecadora, necessitada de um Salvador. Ela tomou três atitudes que nos levam a ver seu arrependimento: 

1 – Humilhação. 

Essa mulher reconheceu seus pecados, e se humilhou aos pés de Jesus. Se prostrar aos pés de alguém é humilhante, e ela fez isso, pois reconhecia a necessidade de um Salvador. Às vezes demoramos a entender que precisamos de salvação. E às vezes também, quando percebemos, buscamos um salvador diferente, e não vamos até Jesus, que é o único Salvador que realmente pode nos salvar. A primeira atitude de alguém arrependido verdadeiramente é a humilhação, pois demonstra reconhecimento de quem realmente somos: pecadores. 

2 – Quebrantamento. 

Quebrantamento tem a ver com quebrar. É quando estamos quebrados, buscando alguém que possa juntar os “caquinhos” e fazer com que eles façam sentido de novo. Aquela mulher demonstra seu quebrantamento pelo choro derramado ali, e por secar os pés de Jesus com seus cabelos, e ungi-los com perfume. A graça de Jesus, que é um favor imerecido, nos constrange e quebranta, e foi isso que aconteceu com essa mulher. Todo aquele que reconhece o tamanho da dívida que tem e a incapacidade de pagar, este valoriza o perdão e muito ama, assim como diz a história que lemos. Esse tem seu coração quebrantado, e pronto a ser transformado. 

3 – Fé. 

Apenas o fato de ela ter ido naquela casa e ter feito o que ela fez, já demonstrou fé. O arrependimento por si só não leva a nada. É a fé que nos salva, assim como salvou essa mulher. Ela procurava paz e salvação, e ela encontrou isso em Jesus. Assim como cada um de nós quer encontrar. E Deus nunca nos negará. Salmos 51:17 diz “Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.” Deus nunca desprezará um coração arrependido, que se humilha, é quebrantado e tem fé. Reconheça sua necessidade de um salvador. Lembre-se do que você foi perdoado, e ame a Jesus. Ame muito, a ponto de comprometer o que você tem de mais precioso. Ame a Jesus como essa mulher amou.

0 comentários:

Postar um comentário