Perseverança - Perseverança na fé


Perseverança parece ser a palavra que separa os que vencem daqueles que perdem, porque quando falamos de vitórias incríveis, de exemplos de superação, logo pensamos em perseverança. Ela é admirada talvez por sua raridade, porque perseverar é difícil. Jesus alertou seus seguidores que nesta terra poderiam esperar perseguição, rejeição, críticas, calúnias, zombarias e afrontas, e que também enfrentaríamos as lutas internas contra o pecado. Perseverar na fé é um desafio.

“De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos” (2 Coríntios 4.8, 9). Você consegue ver perseverança nestas palavras do apóstolo Paulo? Ele sofria por causa da sua fé, mas mantinha-se firme. E isto se confirma também nas suas palavras em outro trecho:

Não damos motivo de escândalo a ninguém, em circunstância alguma, para que o nosso ministério não caia em descrédito. Ao contrário, como servos de Deus, recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas; em açoites, prisões e tumultos; em trabalhos árduos, noites sem dormir e jejuns; em pureza, conhecimento, paciência e bondade; no Espírito Santo e no amor sincero; na palavra da verdade e no poder de Deus; com as armas da justiça, quer de ataque, quer de defesa; por honra e por desonra; por difamação e por boa fama; tidos por enganadores, sendo verdadeiros; como desconhecidos, apesar de bem conhecidos; como morrendo, mas eis que vivemos; espancados, mas não mortos; entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo muitos outros; nada tendo, mas possuindo tudo. (2 Coríntios 6.3-10)

Paulo procurava levar uma vida que honrasse a Deus com seu testemunho então estava sempre pensando no bem do evangelho. Por isso ele era constantemente bombardeado com ataques por todos os lados, simplesmente porque tentava viver uma vida correta diante de Deus. Mas perseverava, prosseguia. Nós também precisamos ser perseverantes no nosso testemunho. Persevere no seu testemunho sabendo quem você é, quem Deus é e quem você é nEle.

Paulo sabia que era um servo de Deus. Sabia que o servo serve. Como servos de Deus, estamos a serviço de Deus, temos uma responsabilidade diante de Deus para com as outras pessoas. Este serviço é árduo, sofre ataques malignos para que não aconteça. Nem sempre é compreendido, nem sempre é bem recebido. E somos servos que lutam contra a nossa natureza quer ser servida. E precisamos perseverar neste serviço.

Paulo enfrentou fortes, intensas e constantes oposições dentro e fora dos arraiais cristãos, coisas que não conseguimos imaginar. Mas antes de falar de tanta tribulação, fala “em muita perseverança”, porque só é possível perseverar na fé com um auxílio que vai além das forças humanas. Paulo era um ser humano falível como nós, mas perseverou na pureza, na paciência, na bondade e no amor sincero porque sua perseverança estava baseada nas fontes corretas.

Paulo buscava força no Espírito Santo, que habita em nós, nos convence do pecado, nos guia a toda verdade, nos lembra das palavras de Jesus e nos capacita; buscou forças na Palavra da Verdade que redireciona os nossos pensamentos, combate as mentiras que ouvimos ou dizemos a nós mesmos, nos encoraja a dar um passo a mais e garante os recursos necessários para perseverar; e, buscou forças no poder de Deus, o mesmo poder que ressuscitou Jesus, e está disponível para nossa caminhada, para transformar nossas vidas e circunstâncias. Onde você tem buscado forças?

Paulo nos mostra que vale a pena perseverar na fé. Os cristãos até podem ser vistos e tidos como enganadores, desconhecidos, moribundos, entristecidos, pobres, nada tendo, mas nossa realidade, em Deus, é outra. Em Cristo somos verdadeiros, bem conhecidos, vivemos, e não estamos mortos, somos sempre alegres, e estamos enriquecendo muitos outros em Cristo e possuímos tudo. Você precisa ser encorajado na fé? Está passando por momentos difíceis? Veja o que a Palavra de Deus lhe diz:

Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm, ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu; pois em breve, muito em breve “Aquele que vem virá, e não demorará. Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”. Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos. (Hebreus 10.35-39)

Vai valer a pena ter deixado muitas coisas, aberto mão de outras, suportado tanto. Só não vai valer a pena para aqueles que pensam que a fé é só para esta vida e esperam a resolução e a recompensa de tudo aqui neste mundo. Perseverança na fé é ter os olhos na eternidade. Onde você tem colocado os seus olhos?

0 comentários:

Postar um comentário