Perseverança - Perseverança em meio aos sofrimentos


Quais problemas você tem encarado hoje? Tenha em mente que os seus problemas são um teste para a sua perseverança. Sabe por quê? Porque a perseverança pode se evidenciar diante de um problema, de uma tribulação, de um sofrimento. Perseverar é um grande desafio. Você pode permanecer marchando diante de um problema ou pode sucumbir. O fato é que ou a tribulação nos aperfeiçoa ou nos destrói, ela pode ser um degrau na escada da vida ou uma muralha que vai te manter estagnado.
Na Bíblia vemos um exemplo de um homem que teve muitas tribulações. E perseverou. A sua história é muito conhecida, e sempre que a retomamos podemos tirar dela grandes lições. Veja um pouco sobre o estilo de vida deste homem:

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. E nasceram-lhe sete filhos e três filhas. E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente. E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. (Jó 1.1-4)

Jó vivia uma vida tranquila, tinha uma família abençoada. Possuía bens em abundância. Abençoava a vida de outras pessoas. Era um homem íntegro, reto e temente a Deus. Mas Jó era um homem comum, como nós, e estava sujeito a ter problemas porque estava vivo. E foi exatamente o que aconteceu, os problemas vieram, e não poucos!

E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito, que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: "Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles; e deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova". Estando este ainda falando, veio outro e disse: "Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova". Estando ainda este falando, veio outro, e disse: "Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova". Estando ainda este falando, veio outro, e disse: "Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito, eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova". Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: "Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor". Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma. (Jó 1.13-22)

Quanta mudança em tão pouco tempo! Perder tudo, todas as posses, os empregados, os filhos! Depois de receber tantas más notícias, uma após a outra, Jó perseverou. Adorou a Deus. E as tribulações não pararam por aí! Veja:

Então saiu Satanás da presença do Senhor, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza. Então sua mulher lhe disse: "Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre". Porém ele lhe disse: "Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal?" Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios. Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que tinha vindo sobre ele, vieram cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, e Bildade o suíta, e Zofar o naamatita; e combinaram condoer-se dele, para o consolarem. E, levantando de longe os seus olhos, não o conheceram; e levantaram a sua voz e choraram, e rasgaram cada um o seu manto, e sobre as suas cabeças lançaram pó ao ar. E assentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, porque viam que a dor era muito grande. (Jó 2.7-10)

A única coisa que antes estava bem, a saúde de Jó, se foi. Quanto sofrimento! Mas apesar de tudo isso, mesmo diante de todo sofrimento, Jó perseverou. E esta é a lição que precisamos aprender com ele. Por que ele perseverou?

Porque Deus estava com Jó. Jó sabia em quem cria. Tinha um relacionamento com Deus, e tinha certeza que Deus estava presente na sua vida tanto nos momentos bons quanto nos ruins. Ele se fortalecia na força do Todo-Poderoso. Se Deus estiver na sua vida não importa pelo que você tenha que passar, a perseverança pode ser uma marca na sua vida também. Você tem andado com Deus? Ou sem Ele?

Porque Jó não deu ouvidos a nenhuma palavra de maldição. Se você continuar lendo o relato bíblico vai ver que além da mulher de Jó que o incentivou a desistir, a amaldiçoar a Deus e a se suicidar, seus próprios amigos se viraram contra ele. Mas Jó sabia quem era o seu Deus, que Ele é real e que as tribulações eram momentâneas. Jó argumentou, com base nas Escrituras, contra todas as maldições e acusações que lançaram sobre ele. Faça o mesmo! Apegue-se à Palavra, às promessas e confie. Persevere.

Porque Jó viveu uma perspectiva eterna. Jó não viveu somente para sua família e para seus bens. Jó vivia para um Deus eterno e vivia uma perspectiva eterna. Entendia que Deus tinha planos que eram perfeitos. Deus era a base da vida de Jó, e por isso se entregou a Deus de corpo e alma. Jó sabia que o que plantava aqui na terra colheria na eternidade. Por isso ele seguiu glorificando ao Senhor com a sua vida. E experimentou uma nova e completa transformação na sua história:

E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro. E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas. Também teve sete filhos e três filhas... E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. Então morreu Jó, velho e farto de dias. (Jó 42.10-13, 16, 17)

O compromisso de Jó para com Deus o manteve perseverante no sofrimento e o sofrimento aperfeiçoou o caráter de Jó. Que exemplo! Mas e você? Diante dos problemas da vida, dos sofrimentos, das possibilidades de desistir, como você tem reagido?

0 comentários:

Postar um comentário