Perseverança - Perseverança em Cristo

Perseverança. Perseverança é uma palavra desafiadora, porque vivemos em uma cultura que naturalmente instiga a desistência. Começamos bem, mas logo nos cansamos e queremos desistir, especialmente se a perseverança envolve práticas para a vida espiritual, valores do Reino. Lembra das promessas da virada do ano? “Este ano vou ler a Bíblia toda”, “Vou orar todos os dias”, “Este ano vou memorizar mais versículos”... fazemos estes e outros compromissos e no primeiro trimestre as coisas vão bem, mas depois... Certa vez Jesus contou uma parábola para ilustrar isso:


Depois disso Jesus ia passando pelas cidades e povoados proclamando as boas novas do Reino de Deus... Reunindo-se uma grande multidão e vindo a Jesus gente de várias cidades, ele contou esta parábola: “O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Parte dela caiu sobre pedras e, quando germinou, as plantas secaram, porque não havia umidade. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram com ela e sufocaram as plantas. Outra ainda caiu em boa terra. Cresceu e deu boa colheita, a cem por um”. Tendo dito isso, exclamou: “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!” Seus discípulos perguntaram-lhe o que significava aquela parábola. Ele disse: “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino de Deus, mas aos outros falo por parábolas, para que ‘vendo, não vejam; e ouvindo, não entendam’. “Este é o significado da parábola: A semente é a palavra de Deus. As que caíram à beira do caminho são os que ouvem, e então vem o diabo e tira a palavra do seu coração, para que não creiam e não sejam salvos. As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Crêem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação. As que caíram entre espinhos são os que ouvem, mas, ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não amadurecem. Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança”. (Lucas 8.1, 4-15)

Deus quer imprimir perseverança nas nossas vidas. Enfrentamos alguns inimigos: a rotina, a monotonia, a mesmice, as tribulações, os problemas, o medo, a covardia, a falta de fé, o cansaço, as más influências, Satanás, a preguiça... e ainda há outros inimigos. Identificá-los é o primeiro passo para vencê-los. Quais são os seus inimigos?

Jesus diz: “Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança” (v. 15). As pessoas que são boa terra carregam consigo o selo da perseverança. Quais são as características de quem persevera em Deus?

Têm o coração bom, mesmo num mundo maligno, em uma cultura deturpada, dentro da sala de aula, da família, da religião. A Bíblia diz: “Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas” (Lucas 11.34). Se ouvirmos a Palavra de Deus e a internalizarmos o nosso coração se encherá do que é bom, mas se nos cercamos de coisas que vão contra a Palavra de Deus o nosso coração se encherá do que é ruim. Temos que lutar contra o mal sempre!

São generosos. As pessoas que perseveram na Palavra de Deus não olham somente seus interesses porque a generosidade está em suas ações para com o próximo. O princípio bíblico é: “Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. Cada um dê conforme o que determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria” (2 Coríntios 9.6, 7). Não perca as oportunidades de abençoar e retribuir.

Ouvem a Palavra. Ouvir a Palavra de Deus é um desafio nessa geração cheia de distrações, mas o conselho bíblico é: “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos” (2 Timóteo 4.2-4). Devemos moldar o nosso agir de acordo com a Palavra de Deus e não o contrário, mas para isso temos que perseverar em ouvi-la.

Retém a Palavra. Se a Palavra de Deus te tocou, se falou ao seu coração, retenha essa Palavra, não somente dê ouvidos, mas guarde-a com você, na sua mente, no seu coração, não a perca! Memorize, decore, entenda com profundidade e receba as verdades que vão te levar a um novo patamar. Não tente argumentar contra o que vai de encontro à sua prática, não, deixe Deus ser Deus e transformar a sua vida de uma maneira que só Ele pode fazer.

Os que são boa terra dão fruto. A fé sem obras é morta, se você é cristão você tem que dar frutos, se você está ligado à Videira você frutifica. Que tipo de fruto em Cristo você tem dado? Ajudar pessoas a iniciarem e aprofundarem um relacionamento com Cristo é dar frutos. Quantas pessoas vão estar no céu por sua causa? O seu serviço ao próximo, usar os seus talentos e dons para glória de Deus é dar frutos. Quais são os seus frutos?

A semente foi lançada, que tipo de solo ela encontra agora no seu coração?

0 comentários:

Postar um comentário