Deus não tira férias em meio aos nossos problemas

Não importa a época do ano, se estamos de férias ou não, estamos sempre com problemas. E quando as coisas apertam temos a má impressão de que Deus simplesmente nos abandonou! Por isso os nossos problemas revelam a nossa humanidade e as nossas limitações. Sim, porque Deus não tira férias jamais, então a questão está na nossa mente: infelizmente a dor e o sofrimento redirecionam as nossas vidas e nos dão uma impressão de que Deus não está agindo. Mas isso não é verdade.

Ele continua o mesmo, sempre Fiel. Sua Palavra permanece, Ele não nos abandona nunca. E podemos ver a prova do seu cuidado ao nosso redor e também na vida dos que o serviram. Lembra do que aconteceu com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego? Abra sua Bíblia no Livro de Daniel, capítulo 3, leia dos versos 1 a 30 e confira os detalhes dessa história. Aqui vamos resumir:

Esses três judeus viviam na Babilônia na época do reinado de Nabucodonosor que não temia a Deus e fez uma imagem de ouro enorme. O rei ordenou que quando os instrumentos tocassem todos deveriam se prostrar em terra e adorar a imagem. Quem não fizesse isso seria imediatamente atirado numa fornalha em chamas. Então todos obedeceram, exceto Sadraque, Mesaque e Abede-Nego que foram denunciados. O rei ficou furioso e mandou chamar os três pra tirar satisfação e eles responderam: "Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti. Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer" (v. 16-18). O rei ficou transtornado, mandou que a fornalha fosse aquecida sete vezes mais do que de costume e ordenou que seus soldados mais fortes amarrassem e atirassem os três na fornalha em chamas. Resultado? Os soldados morreram com o calor do fogo mas nada aconteceu aos três, porque Deus enviou um anjo para livrá-los, saíram ilesos, “nem um só fio do cabelo tinha sido chamuscado, os seus mantos não estavam queimados, e não havia cheiro de fogo neles” (v. 27). Nabucodonosor deu glórias a Deus e ordenou que todo o reino honrasse ao Deus Altíssimo, e promoveu Sadraque, Mesaque e Abede-Nego às melhores posições na província da Babilônia.

Que lições podemos aprender com a postura desses servos? Eles confiaram completamente em Deus, mesmo sobre ameaça, mesmo diante de um problemão! Temos que aprender com eles a:

Reconhecer a nossa limitação. Não somos onipotentes, onipresentes tampouco somos oniscientes. Precisamos de Deus na nossa vida. Você está passando por algum problema? Não importa qual seja Deus está com você. Pare de tentar resolver as coisas do seu jeito, com suas próprias forças, peça ajuda a quem sabe de todas as coisas. Ele te ama e está disposto a te ajudar. Basta que você peça a ajuda dEle.

Encarar os fatos com sabedoria. Quando foram ameaçados Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não tentaram ser heróis, somente não se curvaram e continuaram a crer em Deus. Eles conheciam o Deus Vivo e confiaram nEle apesar das circunstâncias. Você o conhece? Se relaciona com Ele? Independente de quais sejam os seus problemas Deus não deixa de ser Deus. Encare os fatos e peça por sabedoria.

Reconhecer a autoridade de Deus. Quando você entende que Deus é maior do que todo e qualquer problema que você tenha ou possa enfrentar você está reconhecendo a autoridade dEle. Você está no meio do fogo? Deus está com você. Está no meio da tempestade? Deus está aí ao seu lado. Está curtindo sombra e água fresca? Deus está aí também. Ele é Todo Poderoso, para Ele não há impossíveis.

Mais do que te livrar dos problemas dessa vida, Deus quer te livrar da fornalha eterna. E por amor providenciou que Jesus fizesse com que isso fosse possível. Você quer o quarto homem da fornalha presente na sua vida? Entregue-se a Ele e experimente nesta vida a presença de Deus mesmo em meio aos problemas e na vida eterna a ausência de problemas!

0 comentários:

Postar um comentário