O caminho de famílias bem sucedidas

Família. O que você pensa quando ouve esta palavra? Talvez você pense coisas ruins por causa de experiências traumáticas que teve, ou também porque atualmente este conceito está muito distorcido na nossa sociedade. A Bíblia diz que Deus sonhou com ela, a projetou e criou, e deixou instruções para convivência em família, e entre as famílias. O Salmo 23 é muito conhecido e foi escrito para sua família e especialmente para você:

"O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas; restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice. Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver." (Salmo 23)

Talvez você já o tenha ouvido muitas vezes, talvez o saiba de cor ou talvez o esteja lendo pela primeira vez, não importa. Pare um pouco e veja atentamente as lições e aplicações que este texto traz:

Deus pode ser o pastor da nossa família. Deus é o seu pastor? Você realmente tem deixado que Ele dirija a sua vida? O quão próximo você está dEle? Muitas vezes Deus lhe estende a mão para oferecer ajuda, mas você não está próximo para permitir que Ele não deixe faltar nada! Aproxime-se de Deus porque Ele pode ser o seu pastor.

Deus pode conduzir a nossa família às águas tranquilas. As coisas estão turbulentas? Complicadas? Sofridas? Tá difícil suportar emocionalmente, fisicamente ou financeiramente? Você não precisa se desesperar. Não precisa acreditar no seu coração enganoso, porque a Bíblia diz que o Bom Pastor tem poder para te fazer repousar em verdes pastagens e te conduzir a águas tranquilas.

Deus pode restaurar o vigor da nossa família. Talvez as coisas já estejam tão ruins que você não consiga ver nenhuma solução, mas Deus pode restaurar qualquer situação, qualquer pessoa. Ele tem os métodos de transformação eficazes e infalíveis. Ele pode dar um renovo que trará perspectivas completamente novas e diferentes para sua vida.

Deus pode estar com nossas famílias em momentos difíceis. Veja o que o salmista afirma: “não temerei perigo algum, pois tu estás comigo” (v. 4). Ele não diz que não passaria por problemas, doenças, privações financeiras ou pela morte, não. Ele afirma que não teria medo porque o Bom Pastor e Todo Poderoso está ao seu lado todo o tempo com sua vara e o seu cajado. Você também não precisa temer.

Deus pode fazer transbordar o cálice da nossa família. Quando Ele é o seu Pastor as bênçãos dEle transbordam e alcançam os que estão ao seu redor, inundam a sua família. O salmista não está se referindo a sucesso, fama, riquezas, mas diz que mesmo na falta de tudo isso Deus nos dá vida abundante, plena (confira João 10.10).

Deus pode acompanhar nossa família com sua bondade e fidelidade. Estar perto do Bom Pastor e se aproximar dEle a cada dia só nos traz bem. Ele promete que estará conosco em todo tempo (confira Mateus 28.20), mas para experimentarmos essa presença, sua bondade, graça, fidelidade e o seu amor precisamos nos entregar a Ele de verdade.

De nada adianta ter a Bíblia aberta nesse Salmo na nossa casa, ou exposto em quadros, ou mesmo o sabermos de cor e salteado sem deixar que Ele fale ao nosso coração e fale a nossa mente. Permita que Ele seja o seu Pastor de verdade e guie a sua vida, suas decisões, sua família, seus conceitos, seus sonhos. Se as coisas não estão boas, não estão dando certo, ou se precisam melhorar, pare um pouco e indague, quem/ou o que está dirigindo a sua vida?

0 comentários:

Postar um comentário