A família projetada por Deus

Todos precisamos de uma família. E de uma casa, um lar, dessa estrutura. Fomos criados para viver nessa célula mater da sociedade. Não fomos feitos para vivermos sozinhos, isolados, e sim rodeados de entes queridos. Então, quando uma pessoa perde algum parente é uma situação terrível, quem dirá perder a família toda! É uma tragédia e sempre consideramos que será. Temos na Bíblia o trecho que narra quando Deus instituiu a família:

“Então disse Deus: ‘Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão’. Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: ‘Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra’. Disse Deus: ‘Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês. E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão’. E assim foi. E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.” (Gênesis 1.26-31)

Deus deu uma incumbência ao homem que foi a de dominar a terra e tudo o que nela havia. Observando o homem a desempenhar a sua função Deus viu que ele precisava de ajuda, então criou a mulher. Ele projetou a família. E a missão dada ao homem foi a de administrar o mundo todo. A missão dada à mulher foi de ajudar o homem a administrar o mundo todo, isso é que significa submissão. Deus planejou assim, que cada um tivesse o seu papel na família.

Como seria bom que vivêssemos de acordo com os planos de Deus. Porque ter um relacionamento como casal com base no comportamento temperamental de cada um resultará em crises terríveis! Mas não precisa ser assim. Se um casal quiser fazer da forma correta e der liberdade para Deus, que é Soberano, agir na vida deles, coisas maravilhosas vão acontecer, porque o Criador nos ama. Pensando como o Todo-Poderoso administraria as coisas e seguindo os princípios deixados por Ele, clamando sempre pela sua orientação para obedecermos, as coisas vão dar certo. Não significa que serão fáceis, porque na maioria das vezes será como remar contra a maré da cultura, contra os valores vigentes, mas se as instruções bíblicas forem ignoradas as consequências serão desastrosas!

Na Bíblia temos várias orientações sobre como proceder na família, e: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça” (2 Timóteo 3.16). Avalie a sua família considerando vários aspectos: como está o relacionamento entre os membros? Como está o relacionamento com a igreja? Como está o relacionamento com Deus? A vida social? E as finanças?

Se depois desta avaliação você perceber que sua família está beirando uma crise aja o quanto antes! Não desista, porque há solução: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa” (Atos 16.31). Este texto nos mostra que alguém tem que tomar uma atitude, fazer alguma coisa. Um membro da família não pode simplesmente cruzar os braços e assistir a família afundar. Aquele que é discípulo de Jesus tem que tomar a iniciativa de influenciar os outros na direção correta. Através de você sua família pode ser restaurada, através de você sua família pode ser salva.

Você precisa fazer alguma coisa, convide os demais a orar, a ler a Bíblia, a buscar a Deus. Faça como Josué que declarou: “Eu e a minha família serviremos ao Senhor” (Josué 24.15). E aja. Talvez a solução para o seu problema esteja apenas a uma oração de distância. O que você vai escolher? Continuar beirando a crise? Continuar afundando na crise? Ou orar?

0 comentários:

Postar um comentário