A última ceia

O apóstolo Paulo enviou cartas às igrejas de Cristo para adverti-las, elogiá-las, instrui-las. Certa vez ele escreveu à Igreja que se reunia na cidade de Corinto:

Nisto que lhes vou dizer não os elogio, pois as reuniões de vocês mais fazem mal do que bem. Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio. Pois é necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados. Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor, porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga. Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que lhes direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não! (1 Coríntios 11.17-22)

Vamos examinar este texto, pensar algumas coisas. O conceito de igreja está bastante deturpado hoje em dia e você deve ter ouvido muitas coisas estranhas, mas o conceito bíblico de igreja é: um grupo de pessoas que se reúnem no templo. O apóstolo Paulo disse que as reuniões da igreja de Corinto faziam mais mal do que bem, e que naquela igreja havia divisões. Imagine se ele escrevesse hoje às igrejas brasileiras que se dizem cristãs! Será que ele elogiaria alguma coisa?

Olhando para o cenário evangélico brasileiro podemos encontrar aspectos que deixariam Paulo maluco! Há a comercialização da fé de tantas formas, a total banalização da fé, ao invés de uma fé pensante, a politização da fé... há tanto afastamento da Bíblia e de Deus que esses grupos que se dizem cristãos e bíblicos deveriam mudar de nome. Por quê acontece tudo isso? A culpa é do coração humano, egoísta, enganoso, cada um quer receber algo! Queremos que tudo gire ao nosso redor, mesmo sem merecer nada! Mas tudo é do Senhor, e nada seria feito se não fosse Ele! E a maior demonstração de graça de todas foi dada na morte de Jesus, que trouxe novo significado à ceia e à Páscoa:

Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram-se à mesa. E lhes disse: “Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer. Pois eu lhes digo: Não comerei dela novamente até que se cumpra no Reino de Deus”. Recebendo um cálice, ele deu graças e disse: “Tomem isto e partilhem uns com os outros. Pois eu lhes digo que não beberei outra vez do fruto da videira até que venha o Reino de Deus”. Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.” (Lucas 22.14-20)

Não entendemos a graça que nos foi dada, que o corpo foi dado em nosso favor, o sangue foi derramado, ao invés disso simplesmente nos engajamos em uma religião onde tudo gira ao nosso redor. Mas a Bíblia mostra que temos que sair do centro, o foco principal da nossa vida tem que ser Jesus. Se você se entregou mesmo a Jesus Ele precisa ser o foco da sua vida. E se você já se entregou a Jesus você sabe disso, porque você não busca a benção, busca a Jesus. O seu raciocínio egoísta muda do como posso receber uma graça para como posso agradar ao Senhor por todas as graças que o Ele já me deu. E quando você sai do foco você é impulsionado a voltar para o foco. A Bíblia diz:

Deus é luz; nele não há treva alguma. Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós. (1 João 1.5-10)

Jesus te convida para se render ao poder dEle, porque não é pela sua força, é pela força do Todo-Poderoso. O plano dEle é que você passe da morte para a vida:

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. (João 3.16-19)

A luz veio ao mundo por você. Mas os homens religiosos, e os não-religiosos, amaram mais as trevas e rejeitaram a luz. Mas com você não precisa ser assim, você pode aceitar o convite e se entregar a Ele de verdade, se sentar à mesa com Ele, se relacionar com Ele todos os dias, e deixar que Ele seja o centro da sua vida. Só assim você vai experimentar o que há de melhor. Ele te conhece, sabe exatamente quem você é, do que precisa. Ele tomou a iniciativa e veio ao mundo por você, entregou a sua vida em seu favor. E você? Você se entregou a Jesus de verdade?

0 comentários:

Postar um comentário