Tenha esperança! - Cultivando a esperança



Há uma voz que não pára de falar, nem mesmo um instante, a sua própria voz! Ninguém fala mais com você do que você mesmo. Esse diálogo interno nunca termina. O tempo todo interpretamos, organizamos, analisamos o que acontece dentro e fora de nós. Internamente reunimos fatos e ideias, fazemos suposições, chegamos a conclusões, tomamos decisões. Embora essa conversa seja contínua, raramente analisamos o seu conteúdo e percebemos o tipo de influência que exerce sobre nós.

No Salmo 42 temos uma oportunidade singular de ouvir a conversa do salmista consigo mesmo. Ele examina e avalia a interminável conversa que se passa dentro de si. Veja:

Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus? Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: "Onde está o seu Deus?" Quando me lembro destas coisas choro angustiado. Pois eu costumava ir com a multidão, conduzindo a procissão à casa de Deus, com cantos de alegria e de ação de graças entre a multidão que festejava. Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus. A minha alma está profundamente triste; por isso de ti me lembro desde a terra do Jordão, das alturas do Hermom, desde o monte Mizar. Abismo chama abismo ao rugir das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagalhões se abateram sobre mim. Conceda-me o Senhor o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida. Direi a Deus, minha Rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que devo sair vagueando e pranteando, oprimido pelo inimigo? Até os meus ossos sofrem agonia mortal quando os meus adversários zombam de mim, perguntando-me o tempo todo: "Onde está o seu Deus?" Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus. (Salmo 42)

Havia algum problema... o salmista diz que sua alma está “tão triste” e “tão perturbada”! Podemos identificar no texto três razões para isso:

A alma do salmista está triste por causa da aparente ausência de Deus. O salmista começa falando que tem sede de Deus, manifestando sua busca apaixonada e determinada por Ele. O salmista não está indiferente, não está acalentando um pecado em seu coração, não está abertamente se afastando, pelo contrário, tem sede de Deus embora sua alma esteja triste e perturbada. Porém mesmo que anseie pela presença de Deus sente a sua ausência, se sente distante e esquecido, e isso o entristece.

A alma do salmista alma está triste pela constante presença das tribulações. Problemas. Um abismo chamando o outro, águas ruidosas intermináveis, opressivas, ondas de tribulações sobre ele lhe esmagando, são a companhia do salmista, noite e dia, povoando seus pensamentos e entristecendo sua alma, levando ao desânimo.

E, por fim, a alma do salmista está triste por causa da oposição dos homens. Ele também sofre com a oposição dos homens. Parece ter sido abandonado por Deus, e é esmagado por estes pensamentos que, diante de uma análise sincera das circunstâncias, parecem ser verdade. Como resultado de tudo isto, sua alma está triste.

Como o salmista responde esta profunda tristeza? Como aborda sua alma triste? Com esperança. Mas não é uma esperança que surge do nada. Ela é intencionalmente cultivada. Manter a esperança requer cuidado diário. O salmista não fica só avaliando, interpretando, descrevendo o que se passa em sua alma triste. Não a ignora, nem dá desculpas do porque está assim, mas interrompe aquela conversação interna.

A alma esperançosa do salmista fala consigo mesmo. Ele interroga, repreende e instrui sua alma a confiar e esperar em Deus. O tratamento que o salmista aplicou sobre si foi: ao invés de ficar ouvindo seus pensamentos, resolveu pregar para si mesmo. Ele pára por um momento e desafia, questiona a sua alma e a instrui: ponha sua esperança em Deus, a sua salvação. Ele crê que, em algum ponto do futuro, ele o louvará. A esperança diz à alma dele que em breve ele verá a ação do seu Deus em seu favor.

A alma esperançosa do salmista fala com Deus. O salmista ora e louva a Deus. Se lembra da soberania, fidelidade, poder, propósito e cuidado e declara isso. Olhe para fora e para cima, pare de ficar olhando só para dentro de si mesmo. Quanto mais você olhar para Deus menos tempo ficará ouvindo a si mesmo, e experimentará a esperança voltar à sua alma. É um cultivo que exige esforço.

Por causa do sacrifício de Jesus não falta misericórdia e graça para nossas almas tristes. Pregue o evangelho e as promessas de Deus para si mesmo, deixe que transformem sua alma de triste em esperançosa. Você pode e deve cultivar a esperança constantemente, derramar o renovo da Palavra em sua alma. Que tipo de coisas seus pensamentos tem lhe dito? E o que você tem dito a ele?

0 comentários:

Postar um comentário