Mãe

Nossa cultura celebra o dia das mães no segundo domingo de maio e vamos aproveitar esta oportunidade para refletir sobre o que é a maternidade. Vejamos um trecho bíblico sobre uma mulher que recebe de Deus a missão mais importante de sua vida: ser mãe:

Naqueles dias, Maria preparou-se e foi depressa para uma cidade da região montanhosa da Judéia, onde entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê agitou-se em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Em alta voz exclamou: "Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz! Mas por que sou tão agraciada, ao ponto de me visitar a mãe do meu Senhor? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, o bebê que está em meu ventre agitou-se de alegria. Feliz é aquela que creu que se cumprirá aquilo que o Senhor lhe disse!" Então disse Maria: "Minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, pois atentou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, pois o Poderoso fez grandes coisas em meu favor; santo é o seu nome. A sua misericórdia estende-se aos que o temem, de geração em geração. Ele realizou poderosos feitos com seu braço; dispersou os que são soberbos no mais íntimo do coração. Derrubou governantes dos seus tronos, mas exaltou os humildes. Encheu de coisas boas os famintos, mas despediu de mãos vazias os ricos. Ajudou a seu servo Israel, lembrando-se da sua misericórdia para com Abraão e seus descendentes para sempre, como dissera aos nossos antepassados". Maria ficou com Isabel cerca de três meses e depois voltou para casa. (Lucas 1.39-56)

Maria era uma serva de Deus e expressa a sua gratidão a Ele pelo privilégio da maternidade, e uma maternidade toda especial. Ela menciona algumas coisas a respeito de Deus, da sua ação no mundo e de si mesma e podemos extrair cinco princípios que podem se aplicar tanto a mães quanto a filhos e filhas. O que esta mãe expressa em suas frases? Não podemos esquecer a condição desta mulher: uma mulher simples, humilde e que nas palavras da própria Bíblia foi agraciada! Foi um privilégio para Maria como continua sendo um privilégio hoje exercer a maternidade. E o que podemos aprender com esta passagem bíblica? Com Maria podemos aprender a...

Engrandecer ao Senhor. A mãe que teme ao Senhor sabe que toda a glória e toda honra pertencem a Ele. Maria sabia quem Deus era, e quem ela era. E como ela, devemos engrandecer ao Senhor nas grandes e pequenas coisas, por tudo o que Ele já fez e por tudo que Ele fará. Engrandecer ao Senhor pelo dom da vida, pela saúde dos filhos, pelos muitos livramentos que temos e nem sabemos. Em tudo o que fizermos devemos dar glórias a Deus. Ele é o único digno de receber a glória.

Se alegrar em Deus. Às vezes nos sentimos frustrados. E as mães muitas vezes se frustram por tentar ensinar o filho a caminhar no caminho correto e vê-lo escolher outro caminho. Ou ensinar a fazer as coisas como deveriam ser e não obter nenhum resultado. Temos que nos alegrar em Deus! A alegria do Senhor e a nossa força! Está difícil? Alegre-se em Deus! Conseguiu? Alegre-se em Deus! Não conseguiu? Alegre-se em Deus! Ele é a fonte de toda alegria.

Reconhecer a necessidade de salvação. Maria reconhece a necessidade de um salvador. Ela conhecia a Palavra de Deus e cria nela, por isso entendia que precisava de um salvador, porque sem Ele nada poderia ser feito, nada!

Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia. Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz. Antes vocês estavam separados de Deus e, na mente de vocês, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação, desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. (Colossenses 1.15-23)

A Bíblia nos mostra que não encontraremos salvação em nós mesmos. Para ser uma boa mãe precisa-se de um Salvador! Para ser um bom filho, precisa-se de um Salvador! Para ser um cidadão do céu precisamos de um Salvador! Só Jesus salva, Ele é a nossa esperança.

Ser humilde. Não somos donos de nada! O problema é que não reconhecermos isso. Muitas mães se acham experts em educar filhos, são tão experts que nem a Bíblia ou mesmo Deus supera toda sua experiência. A Bíblia diz que o orgulho precede a queda! As decisões que tomamos com base na nossa capacidade nos levam a fins desastrosos. Não caia nesse erro. Humildade não é ter ou não ter, é saber que tudo pertence a Deus.

Receber o título de bem aventurada. Qual será o título que você receberá no final de sua vida, quando não estiver mais entre nós? O que você deixará como herança? O que deixaremos pro futuro? As mães virtuosas sabem de suas responsabilidades e que sua ação no presente interfere no futuro. No final, o ser chamado de bem aventurado será conseqüência de tudo o que Deus fizer em e através de você aqui. Maria foi bem aventurada porque foi uma benção na geração dela. Você também tem sido um instrumento de Deus para fazer diferença neste mundo?

0 comentários:

Postar um comentário