Achados e perdidos - Parte 2


"Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la? E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida’. Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende" (Lc 15.8-10).

Jesus fez essa metáfora para ilustrar uma verdade. Uma mulher tinha perdido algo precioso, uma moeda. E conta o desfecho da história: ela se mobilizou, procurou, encontrou a moeda e festejou!

Em nossas vidas podemos perder muitas coisas. Podemos perder a esperança diante de uma catástrofe, a fé diante de um grande problema ou de um grande pecado, a paixão diante de grandes decepções, o foco diante de muitas coisas para fazer. Podemos perder o amor diante de tanto ódio, a alegria da vida diante das decepções, o entusiasmo diante de uma longa jornada sem ter alcançado objetivo ainda. Podemos perder o prazer por algo tão prazeroso que caiu na rotina, a compaixão diante das repetidas e inúmeras situações terríveis da vida e podemos até perder o céu diante de inúmeras possibilidades de viver pra nós mesmos ao invés de viver para Deus.

Perder! Você pode perder por mera distração, pode perder algo por egoísmo, perder por não vigiar ou por ser influenciado e roubado. Podemos perder de várias formas, como seres humanos estamos suscetíveis a perder preciosos momentos, coisas, pessoas.

Você pode perder algo e nunca mais recuperar, mas pode perder algo e ter a oportunidade de recuperar. Às vezes perdemos o que há de mais importante nessa vida, de mais precioso, o nosso amor por Deus. Mas temos uma nova chance porque as misericórdias de Deus se renovam a cada manhã (cf. Lm 3.22, 23), há esperança porque Deus nos dá uma nova oportunidade. Ele é especialista em transformação e tem planos para nossas vidas, nos fornece a esperança. Se você perdeu o seu relacionamento com Deus você pode se aproximar dEle, procurá-lo e encontrá-lo (cf. Jr 29.11-13).

O que você perdeu? Deus pode te restituir. E quando Ele fizer isso Ele deve ser o alvo da sua gratidão, você precisa festejá-lo, assim como a mulher que encontrou a sua moeda. O plano perfeito de Deus é que você encontre. Como? “Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio” (Ap 2.5a).

Lembre se onde perdeu. Pense, reflita sobre o que aconteceu naquele momento, ou pergunte-se: como começou? Quando? Onde? Em que situação eu estava? Lembre-se de onde você caiu no seu relacionamento com Deus e retome. Mesmo que o sentimento que venha à tona seja o pior por esta lembrança e constatação faça isso, porque é o começo para a resolução do problema.

E retome, pratique as obras que praticava antes de perder. Retorne à sua antiga postura diante de Deus, a postura correta, apaixonada, insaciável. Não permita que o seu coração enganoso faça com que suas ações permaneçam como estão hoje. Não se permita ficar parado, estagnado, inerte diante do que Satanás tem feito sobre a terra, na igreja, na sua família ou comunidade. Mova-se e aja!

E entregue-se totalmente a Jesus. Deus quer restaurar o relacionamento que o pecado rompeu, e faz essa religação através de Jesus. Um relacionamento de verdade com você que não depende da sua perfeição, porque você nunca vai ser perfeito, mas vai se entregar ao que é Perfeito! Entregue-se totalmente a Ele! Entregue-se por inteiro! Entregue-se integralmente! Deixe esse relacionamento fazer diferença na sua vida como um todo. E ache o que tinha sido perdido.

0 comentários:

Postar um comentário