Achados e perdidos - Parte 3


Uma grande multidão acompanhava Jesus, Ele ensinava de um modo que antes ninguém tinha feito, e todos ficavam admirados. Muitos religiosos daquela época também estavam por perto, mas para criticar e acusar Jesus de se importar com os que eram considerados “perdidos”, os chamados publicanos e pecadores. Então Jesus contou uma parábola para explicar a importância que uma pessoa que está perdida tem para Deus:

"Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? E quando a encontra, coloca-a alegremente sobre os ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’. Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se." (Lc 15.4-7)
Por que os religiosos acusavam Jesus? Foi assim naquela época e é assim hoje. Estamos sempre buscando alguém para culpar. E muitas vezes culpamos a Deus pelas coisas. Veja que Jesus está contando a “Parábola da ovelha perdida”. A ovelha se perdeu e o amor de Deus tem tudo a ver com aquele que se perdeu. Você já se perdeu do amor de Deus? Do plano dEle? Perdeu um relacionamento verdadeiro com Ele? Você e eu somos livres para caminhar para perdição se quisermos. E como conseqüência colhemos o resultado desastroso disso. Mas mesmo tendo feito essa escolha por livre vontade, temos o costume de inverter as coisas. O ser humano culpa a Deus por se perder. Mas a grande verdade é que quando nos perdemos, nós escolhemos assim!

Quando uma ovelha do rebanho olha para longe, se afasta do rebanho e cai na boca do lobo, em meio ao deserto da vida, a responsabilidade é dela, não do rebanho, não do pastor de ovelhas. Deus não é responsável pelos seus pecados, pelo contrário, se não forem as suas misericórdias se renovarem todas as manhãs nós seríamos consumidos (Lm 3.22). Mesmo sem ter a responsabilidade pelo nosso erro Deus nos ama. Ele nos ama tanto que deixou seu lugar de conforto e habitou entre nós, assumiu em nosso lugar o pagamento pelo nosso erro mesmo não tendo culpa.

Retome a parábola. Vamos imaginar que você seja essa ovelha perdida, sabe o que o Bom Pastor faz?

Deus demonstra seu amor por você. O amor dEle é a razão de tudo. A maior prova do amor de Deus foi que seu Filho, Jesus, morreu por mim e por você. Ele demonstra sua graça de maneira imerecida, e diariamente Ele evidencia o seu amor por nós. É só observarmos atentamente que vamos perceber essa demonstração ao nosso redor.

Deus vai até você. Ele sempre vai até você. Mesmo você não merecendo Ele toma a inciativa. Não importa se você está no meio do deserto, Ele vai com você, está ao seu lado e continua te amando incondicionalmente. E Ele usa os seus amigos, usa a Bíblia, usa o Espírito Santo para mostrar que Ele está presente e agindo ao seu redor constantemente.

E Deus te dá oportunidades. Ele está tentando uma aproximação e te dá chances de fazer isso, mas você pode aceitá-las ou não, elas estão diante de você. Ele quer que você plante as escolhas corretas para colher as consequências boas. Quer que você se comprometa com Ele, seja uma ovelha cuidada e protegida, ao invés de perdida, machucada e desorientada pela vida. Mas a escolha é sua.

Ele se alegra quando uma ovelha que andava perdida se deixa ser encontrada. Ele pode se alegrar com você?

0 comentários:

Postar um comentário