Sua cosmovisão determina sua ação

O povo de Deus tinha sido escravizado e estava sofrendo no Egito por muito tempo. Então, Deus ouviu o seu clamor, levantou Moisés e fez muitos sinais grandiosos diante de Faraó, até que ele os deixou ir. Deus guiou o seu povo pelo deserto, o protegeu, alimentou e livrou dia após dia, mas eles se esqueciam do que Deus tinha feito e voltavam a murmurar. Chegaram diante da terra que Deus prometeu que lhes daria,

“E o Senhor disse a Moisés: ‘Envie alguns homens em missão de reconhecimento à terra de Canaã, terra que dou aos israelitas. Envie um líder de cada tribo dos seus antepassados’. Assim Moisés os enviou do deserto de Parã, conforme a ordem do Senhor. Todos eles eram chefes dos israelitas... Quando Moisés os enviou para observarem Canaã, disse: ‘...Vejam como é a terra e se o povo que vive lá é forte ou fraco, se são muitos ou poucos; se a terra em que habitam é boa ou ruim; se as cidades em que vivem são cidades sem muros ou fortificadas; se o solo é fértil ou pobre; se existe ali floresta ou não. Sejam corajosos! Tragam alguns frutos da terra’... Eles subiram e observaram a terra...” (Nm 13.1-3, 17-21).

Doze líderes, um de cada tribo, foram escolhidos para ir. Deviam observar a terra, conforme as instruções que Moisés tinha lhes dado, e voltar para contar o que viram. Todos eles receberam a mesma missão, e foram para o mesmo lugar, mas a cosmovisão que tinham norteou a forma como agiram assim que voltaram.

“Ao fim de quarenta dias eles voltaram da missão de reconhecimento... retornaram a Moisés e a Arão e a toda a comunidade de Israel em Cades, no deserto de Parã, onde prestaram relatório a eles e a toda comunidade de Israel, e lhes mostraram os frutos da terra. E deram o seguinte relatório a Moisés: ‘Entramos na terra à qual você nos enviou, onde há leite e mel com fartura! Aqui estão alguns frutos dela. Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes...’. Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: ‘Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!’ Mas os homens que tinham ido com ele disseram: ‘Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós’. E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: ‘A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura. Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles’.” (Nm 13.25-28, 30-33).

Que coisa! O relatório negativo que a maioria daqueles líderes sem fé deu se espalhou e influenciou todo o povo. O resultado disso? “Naquela noite toda a comunidade comecou a chorar em alta voz” (Nm 14.1). Eles se revoltaram contra Moisés, contra Arão e contra o próprio Deus chegando ao cúmulo de exclamar: “Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto!” (v. 2). O povo agiu assim porque talvez não tivesse um relacionamento com Deus de verdade. Antes tivessem se calado! Deus ouviu o que desejaram, os fez dar meia volta e andar por anos e anos no deserto, até que todos morreram e daquela geração que tinha saído do Egito apenas Calebe e Josué tomaram posse da Terra Prometida, pois mantiveram a fé no Deus Vivo (confira o relato completo no Livro de Números).

As promessas de Deus são de paz, benção, de prosperidade e de nos fazer bem. Pense nas promessas de Deus para você, saiba que elas vão passar pelo teste do tempo. O problema é que herdamos a cabeça dura do povo do deserto. E por isso o pessimismo natural sempre existirá, tanto na sua cabeça quanto na cabeça dos que te cercam. O relacionamento com Deus ou a falta dele molda a visão da pessoa. Diante dos homens que tinham um relacionamento com Deus aqueles homens que habitavam na Terra Prometida eram como anões, mas diante dos que não tinham um relacionamento com Deus eles eram gigantes. Você só vai conseguir vencer o problema se não se conformar com o pessimismo, você não foi chamado para viver pelo que vê, pelo natural, foi chamado para viver pela fé.

Também podemos aprender que sempre haverá problemas. Aquela terra estava habitada, mas Deus a tinha prometido a seu povo. E, assim como Ele sempre fez, Ele cumprirá tudo o que prometeu, pois Ele não muda. Deus não vai te deixar como está porque Ele quer que quando o tempo do cumprimento da promessa chegar você esteja preparado para recebê-la, por isso Ele usa os problemas pra aperfeiçoar o seu caráter. Então, a oportunidade de olhar pela perspectiva correta sempre existirá, basta que você se comprometa com Jesus para não se sentir derrotado diante dos problemas, para não ficar travado, ao invés disso você vai olhar para o problema e ver que Deus tem a solução. Vai se fortalecer na força que Deus te dá, lutar e vencer, e tomar posse da promessa que Deus tem para você. Se Ele prometeu Ele vai cumprir. Lembre-se, vale a pena confiar no Deus Fiel!

0 comentários:

Postar um comentário