O que é nascer de novo?

Certa vez um homem estava curioso para entender como era possível experimentar o Reino dos céus. Nicodemos era um doutor em religiosidade, um mestre religioso, membro de honra de uma equipe da elite da religião. Mas não entendia essas coisas, por isso foi procurar o Mestre.

“Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. Ele veio a Jesus, à noite, e disse: ‘Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais milagrosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele’. Em resposta, Jesus declarou: ‘Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo’. Perguntou Nicodemos: ‘Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!’ Respondeu Jesus: ‘Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo...’. Perguntou Nicodemos: ‘Como pode ser isso?’ Disse Jesus: ‘Você é mestre em Israel e não entende essas coisas? Asseguro-lhe que nós falamos do que conhecemos e testemunhamos do que vimos, mas mesmo assim vocês não aceitam o nosso testemunho. Eu lhes falei de coisas terrenas e vocês não creram; como crerão se lhes falar de coisas celestiais? Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem. [...] Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.’” (Jo 3.1-13, 16-18).

O que Nicodemos não entendia, apesar de ser extremamente religioso, é que você não experimenta o céu somente quando morre. Você começa a experimentar o céu aqui na terra. Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo” (v. 3). Eu e você precisamos nascer de novo para ver o Reino de Deus. Mas o que é nascer de novo?

É morrer para o Eu e nascer para Deus. No tempo em que vivemos pensar nisso é totalmente contra a cultura em que estamos inseridos, que enfatiza o Eu. Mas Jesus mostra que a morte do Eu acontece quando entregamos nossas vidas nas mãos de Deus mesmo tendo controle total sobre ela. É quando deixamos Deus dirigir nossas vidas mesmo achando que temos a capacidade para dirigir, é neutralizar a sua vontade para seguir as orientações de Deus. É como morrer e renascer! Mas um renascimento como uma nova criatura, com um novo molde, iluminada pela da direção do Pai. Não se trata de ouvir a opinião religiosa de Deus, mas de permitir, de forma prática, que Ele faça parte da nossa vida.

Nascer de novo é saber que alguém pagou sua conta. Sim, temos uma conta, é como se ela fosse aberta tão logo começássemos a fazer nossas escolhas. Pense num cartão de crédito em que cada erro, cada pecado, cada decisão para longe de Deus seja colocada na fatura. A nossa dívida é enorme! Mas não interessa o tamanho de sua fatura. Quando você nasce de novo ela é zerada! Jesus pode pagar por seus pecados, Ele pode quitar a sua dívida e lhe perdoar. Ele disse: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (v. 16). Porém, o débito não é pago automaticamente. A única condição imposta é que é preciso que o devedor se manifeste e diga eu aceito, eu creio, eu quero! Você quer? Não importa o que você fez o que importa é o que foi feito na cruz por você!

Nascer de novo é perseverar nos passos de Jesus. Seguir a Jesus é um desafio maravilhoso. Depois de ter sua conta zerada, ter o peso dos pecados tirado dos seus ombros você vai querer estar sempre perto de quem pode fazer todas as coisas por você. E estar perto dEle é experimentar o Reino dos céus aqui na terra, ver resultados práticos no dia a dia, é muito bom! Ser uma nova criatura é andar nas pegadas de Jesus, ser um discípulo. Isso não garante a perfeição, mas saiba que a perseverança em seguir aquele que é perfeito vai lhe garantir muitas vitórias, por isso, vale a pena nascer de novo!

0 comentários:

Postar um comentário