Jesus é o personagem principal

“Pouco dias depois, tendo Jesus entrado novamente em Cafarnaum, o povo ouviu falar que ele estava em casa. Então muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta; e ele lhes pregava a palavra. Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles. Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, pela abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: ‘Filho, os seus pecados estão perdoados’. Estavam sentados ali alguns mestres da lei, raciocinando em seu íntimo. ‘Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?’ Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: ‘Por que vocês estão remoendo essas coisas em seu coração? Que é mais fácil dizer ao paralítico: Os seus pecados estão perdoados, ou: Levante-se, pegue a sua maca e ande? Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados’ – disse ao paralítico – ‘eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa’. Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos, que, atônitos, glorificaram a Deus, dizendo: ‘Nunca vimos nada igual!’” (Mc 2.1-12).

Uma história com muitos personagens. Vejamos, o primeiro personagem citado é Jesus, Ele, que tem poder desde muito antes da criação do mundo, pode curar, perdoar pecados e salvar, atraía multidões onde quer que fosse. Naquele dia havia também: o povo que o seguia, em busca de ensinamentos, de milagres, de curas; homens de fé que sabiam que Jesus podia fazer todas as coisas, e por isso levaram até Ele um doente; um paralítico que sofria uma enfermidade, era dependente e precisou ser carregado; e havia mestres da lei, muito religiosos, mas que estavam sempre procurando pegar Jesus em algum erro. E agora vamos trazer a história para os dias de hoje. Deixe-me fazer uma pergunta, com qual destes personagens da história você se parece mais? Vamos analisar a ótica de cada um.

A ótica do povo. Eles eram do tipo “Maria vai com as outras”, estavam ali ouvindo Jesus pregar, mas eram facilmente manipulado pelos líderes religiosos. Aqui se impressionam com a ação de Jesus, mas pouco tempo depois gritam: “Crucifica-o!”. Não seja como eles, dê um basta, não seja mais influenciado pela cultura, pela mídia, pelos outros, pelos valores errados. Deus quer que você tenha uma experiência pessoal com Jesus.

Agora, a ótica dos homens que carregaram o paralítico. Eles saíram da sua zona de conforto, viram um necessitado e enxergaram uma oportunidade de servir. O levaram à fonte certa: Jesus. Eles podiam ter ignorado, mas sabiam que era com eles. Hoje há muitos que estão gravemente doentes por causa do pecado. Não se omita da sua função, você foi chamado por Deus para ajudar outros a chegarem até a cura, à salvação.

E o paralítico? Vamos supor que ele pensasse que tinha o direito de exigir ser curado, supor que ele se considerasse uma vítima das circunstâncias. Se você fizer como ele não vai conseguir ver o todo, vai enxergar as coisas da perspectiva limitada e errada. Vai se tornar egoísta e pensar que os outros têm a obrigação de servi-lo, de carregá-lo nas costas. Não faça isso, Deus não te criou para ser assim.

Enfim, os mestres da lei. Eram estudados, sabiam de cor toda a Lei dos Profetas, seguiam rigidamente a tradição, e não conseguiram reconhecer que Jesus era o Filho de Deus, o Salvador Prometido, o Libertador. Eles não entendiam isso, e não creram. Não seja como eles, um mero religioso. Deus quer que você experimente um relacionamento verdadeiro, íntimo e pessoal com Jesus.

Você se identificou com algum desses personagens? Agora, deixe-me fazer outra pergunta. Quem você acha que é o personagem principal desta história? Pense bem. Leia novamente o relato bíblico. Será que o personagem principal é o paralítico? Não, não é não. É Jesus. Ele é o centro de todas as coisas. Ele criou, sustenta e governa o mundo, é o Todo Poderoso. Deixe Jesus fazer parte da sua vida e transformar completamente a sua história. Permita que Ele faça um milagre. O Personagem Principal quer edificar você.

0 comentários:

Postar um comentário