Progrida

Estagnação. Ninguém quer ficar nela. Lutamos contra ela. Mas, mesmo assim, muitas vezes paramos de progredir. E isso não é bom. A ordem biológica é nascer, crescer e frutificar, mas, às vezes, não queremos crescer, não progredimos. Isso não é normal, não é o que Deus planejou para nós. Fomos chamados para evoluir, para mudar de fase. Mas por que insistimos em ficar estagnados? Veja a vida de dois irmãos e as escolhas que fizeram:

“Adão teve relações com Eva, sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Caim... Voltou a dar à luz, desta vez a Abel, irmão dele. Abel tornou-se pastor de ovelhas, e Caim, agricultor. Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou. O Senhor disse a Caim: ‘Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo’. Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: ‘Vamos para o campo’. Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou. Então o Senhor perguntou a Caim: ‘Onde está seu irmão Abel?’ Respondeu ele: ‘Não sei; sou eu o responsável por meu irmão?’ Disse o Senhor: ‘O que foi que você fez? Escute! Da terra o sangue do seu irmão está clamando. Agora amaldiçoado é você pela terra, que abriu a boca para receber da sua mão o sangue do seu irmão. Quando você cultivar a terra, esta não lhe dará mais da sua força. Você será um fugitivo errante pelo mundo’. Disse Caim ao Senhor: ‘Meu castigo é maior do que posso suportar. Hoje me expulsas desta terra, e terei que me esconder da tua face; serei um fugitivo errante pelo mundo, e qualquer que me encontrar me matará’. Mas o Senhor lhe respondeu: ‘Não será assim...’. E o Senhor colocou em Caim um sinal, para que ninguém que viesse a encontrá-lo o matasse. Então Caim afastou-se da presença do Senhor e foi viver na terra de Node...” (Gn 4.1-16)

Uma vida espiritual estagnada gera muitas conseqüências negativas, produz frutos de estagnação. Caim não progrediu no seu relacionamento com Deus. Ele e seu irmão trouxeram ofertas, Abel queria agradar a Deus, não queria receber nada em troca, Caim, por sua vez, tinha a motivação errada. E Deus sonda os corações. As conseqüências foram desastrosas. O que impediu Caim de progredir?

Pensar que os direitos estão acima dos deveres. Vivemos numa geração que está sendo educada a ter todos os direitos e nenhum dever. Caim pensava que tinha o direito de receber de Deus a aceitação, a atenção. Afinal ele tinha ofertado a Deus, então tinha que receber algo em troca. Caim não se achava no dever de ter um coração contrito, quebrantado, voltado para Deus e que ofertasse as primícias. Queria oferecer qualquer coisa e receber o melhor. Não seja como ele. Pessoas que não se humilham diante de Deus não crescem. Deixe Deus ser o centro da sua vida, ser o seu Senhor.

Optar pelo “emburramento” invejoso. Quando Caim viu que Deus se alegrou com a oferta de Abel ficou re-vol-ta-do! Caim olhou para Abel com um olhar totalmente afetado por seu Eu maligno e emburrado. Foi capaz de matar o seu irmão por causa da inveja! Preste atenção: quando você fica emburrado com Deus você perde o melhor da vida. Não progride, não cresce, fica estagnado e vulnerável à ação de Satanás. Não permita que a inveja destrua sua vida e não permita que a inveja seja sua motivação. Fixe seu olhar em Deus, obedeça e busque agradá-lo.

Não assumir a responsabilidade por seus atos. Caim devia ter reconhecido o seu erro quando Deus lhe deu a oportunidade de fazê-lo, mas quis se justificar, fazer de conta que não era com ele. Quando recebeu o castigo que merecia começou a se lamentar. Se você errou, assuma seu erro. Ofereça uma parte melhor do seu coração para Deus, arrependa-se. Se você quer progredir, plante as melhores sementes e colha os melhores frutos. Plante a obediência a Deus para colher o amadurecimento, para ser bem-sucedido. Não siga o exemplo de Caim! Progrida!

0 comentários:

Postar um comentário