Princípios da edificação

O plano de Deus desde a criação do mundo foi de edificar as nossas vidas com as coisas que são espirituais, que são eternas. Mas para que 2011 seja mesmo o Ano da Edificação na sua vida você precisa se certificar de que a tem construído na base correta, em Cristo. Ele é a Rocha Eterna que nunca é abalada, que não muda. Se você tem um relacionamento com Jesus pode estar certo de que Deus tem cuidado da construção da sua vida. E para garantir que você está sendo cuidado Ele lhe enche com o seu Santo Espírito.

É simples assim: se você entendeu que Jesus morreu no seu lugar, que Ele se sacrificou por você, se entendeu e reconheceu que precisa de salvação que só Jesus pode dar, então você recebeu o Consolador prometido, o Espírito que traz discernimento e revelação atua nos nossos corações para nos fazer mais parecidos com Jesus. Recebemos o Espírito Santo não porque merecêssemos, mas porque Deus quer que tenhamos ajuda para viver da maneira que o agrada.

O apóstolo Paulo entendeu bem a função do Espírito Santo na sua vida e ministério, tanto que no capítulo 2 da primeira Carta aos Coríntios ele afirma: “Minha mensagem e minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram em demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus” (v. 4, 5). Paulo sabia que se o Espírito não atuasse nos corações qualquer palavra seria em vão. Somente Ele pode nos convencer da nossa situação e de que precisamos de ajuda. Se você tem Jesus na sua vida, então tem o Espírito Santo e está caminhando com Ele.

Paulo continua: “Entretanto, falamos de sabedoria entre os que já têm maturidade, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada. Ao contrário, falamos da sabedoria de Deus” (v. 6, 7). Paulo nos mostra que entender as coisas do Espírito requer tempo e caminhada. Essa sabedoria vem do alto, não é baseada na inteligência humana. E a maturidade a que ele se refere é diferente, não aumenta com a idade, está ligada ao relacionamento com Deus, à intimidade com a sua Palavra. À medida que você investe nesse relacionamento vai aprendendo, entendendo e amadurecendo espiritualmente.

Paulo nos mostra que as coisas espirituais serão compreendidas por aqueles que já tem o Espírito Santo: “Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente” (v. 12-14). Você já tem o Espírito Santo? Você tem pedido a Ele que o ajude a compreender as coisas espirituais? Se você não o tem não vai entender as coisas de Deus, os seus valores, seus princípios, tudo vai parecer loucura.

Por fim, Paulo afirma que o Espírito é o nosso Conselheiro, nos ajuda a ver as coisas com a visão correta, a tomar as decisões acertadas, nos dá discernimento: “quem é espiritual discerne todas as coisas” (v. 15). Peça que Ele lhe ajude a compreender a vida da perspectiva correta, a ver as coisas com a visão correta, porque quem tem o Espírito procura ter a mente de Cristo. Paulo afirma: “Nós, porém, temos a mente de Cristo” (v. 16). Se você tem um relacionamento com Jesus você aprende a pensar como Ele pensaria, a encarar a vida de outro modo, passa a entender que essa vida não é tudo o que há.

Ter uma vida realmente edificada em 2011 só é possível se você der ouvidos ao Espírito Santo, se investir tempo para entender o que Ele te diz, buscar maturidade nas coisas que são espirituais e pensar como Cristo pensaria. Seguir esses princípios da edificação é possível se você usar os recursos que Deus lhe deu. Viva em 2011 a edificação.

0 comentários:

Postar um comentário