O que esperar de 2011?


Ano novo, vida nova. Esse é o desejo de todos não é mesmo? Todos esperam o melhor de um ano que se inicia, e com 2011 não seria diferente. Fazemos promessas para colocar em prática, queremos mudar o que não está bom, melhorar outras coisas, enfim, queremos vida nova. E conselhos para isso não faltam, são fartos na mídia, na sabedoria popular, todos querem opinar. Mas se desconsiderarmos os conselhos bíblicos entrará ano e sairá ano, tudo irá de mal a pior.

A Bíblia diz: “Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ele ama” (Salmo 127.1, 2). A nossa vida é como uma construção, como a edificação de uma casa. Precisamos de um alicerce forte, de planejamento, de uma execução eficiente. E quem é especialista nisso? Deus. Ele planejou a sua vida, desenhou cada detalhe, pensou sobre tudo, e deu instruções a respeito.
Deus sabe de todas as coisas, Ele quer o melhor para nós, tem planos de nos dar um futuro, de nos fazer prosperar, nos abençoar. Mas isso só acontecerá se Ele fizer parte da nossa vida, porque todas as vezes que o ignoramos e tentamos construir a nossa vida por nós mesmos, com base no nosso esforço e inteligência, e usando os nossos recursos, as coisas não dão certo. Aí a nossa casa, a nossa vida, que era para ser forte, se torna frágil. Por isso Jesus veio, para que fôssemos fortalecidos, reedificados.

Deus é especialista em você, conhece suas necessidades, seus anseios, suas dificuldades, seus medos, seus erros. Ele está mais interessado em você do que você imagina. Se Deus não for a base da sua vida em 2011 nada vai mudar, ou mais, tudo vai piorar. As promessas de fim de ano serão em vão, as boas intenções e os esforços insuficientes, você ficará ainda mais desmotivado e desanimado. E 2011 será inútil. Mas se você começar em Deus tudo será diferente. Siga os conselhos bíblicos!

Permita que Deus faça parte da sua vida prática. Lembre que a sua vida espiritual é sua vida toda, está tudo correlacionado. Permita que Deus faça parte da sua vida, das suas escolhas, dos seus valores. Se você começar sua vida a partir de Deus tudo será diferente. Será muito melhor. Deixe Ele edificar cada etapa!

Tenha uma fé pessoal em Jesus. É preciso um relacionamento pessoal com Jesus porque só Ele pode reestruturar sua vida. Confie nEle acima de todas as coisas. Se você colocar a sua fé em outra coisa, pessoa ou em você mesmo vai se decepcionar novamente. Ele é o Autor e o Consumador da fé, então deposite sua fé em Jesus!

Exercite o perdão. Perdoe o passado, as pessoas, você mesmo. Peça perdão a Deus por seus pecados e receba o perdão. Assim como Deus perdoa e esqueçe, esqueça também. Não viva com base no que você não pode mais controlar. Prossiga para o alvo. Em 2011 você vai precisar ser perdoado e vai precisar perdoar também, exercite isso!

Dedique tempo à oração e à leitura da Bíblia. Se você quer colher bênçãos, precisa plantar a semente certa. Se quer entender o plano de Deus para sua vida precisa procurar na fonte correta, na Bíblia. Leia, estude, medite, memorize, pratique a Bíblia. Se quer ter intimidade com Deus invista tempo nisso, ore, converse com Ele constantemente!

Persevere. De nada adianta começar bem e não permanecer. Nos 12 meses de 2011, em cada dia persevere. Não deixe que o sonho de Deus míngüe, Ele quer edificar sua família, seu emprego, seus estudos e relacionamentos. Comprometa-se com Ele, comprometa-se a perseverar e dependa dEle, das forças e do renovo que só Ele dá!

Viva em 2011 o Ano da Edificação!

0 comentários:

Postar um comentário