O que é o Natal?


Vai chegando o finzinho do ano, o fim de dezembro, é comum desejarmos “Feliz Natal!” para todos, mas o que isso quer dizer? É como se desejássemos feliz aniversário uns para os outros sem que fosse o nosso aniversário! É cultural. Podemos observar tantas distorções as quais nos acostumamos! Inventaram um tal de Papai Noel, inventaram que o 13º salário deve ser torrado em presentes, inventaram que temos que ter uma mesa farta e nos empanturrar de comida e guloseimas, inventaram um espírito natalino que nos torna bondosos e generosos. Pena que isso passa, é tudo ilusão. O texto bíblico contraria nosso pensamento hedonista e egoísta. Não é isso que é o Natal, o Natal não é nada disso. 

Para descobrir, ou relembrar, o que é o Natal precisamos recorrer à única fonte segura sobre o assunto: a Bíblia. Os Evangelhos de Mateus e de Lucas nos contam como tudo aconteceu. Dê uma lida nos primeiros capítulos, faça isso com atenção, você vai ver que muitas coisas que dizem ou encenam por aí está distorcida. É preciso ir à fonte correta, à fonte verdadeira, porque erramos por não conhecermos as Escrituras. 

Podemos tirar preciosas lições da narrativa do nascimento de Jesus. Naqueles dias estava sendo feito um grande censo da população e por isso José e Maria viajaram para Belém. Chegando lá, ao procurarem hospedagem não encontraram, a cidade estava lotada! Então Maria entrou em trabalho de parto e Jesus nasceu em uma estrebaria. Estrebaria, ou estábulo, como chamamos hoje em dia, onde os animais ficavam, um lugar simples, mal cheiroso, sujo, um lugar que não era agradável a um judeu zeloso, muito menos adequado ao Filho de Deus. 

Mas com certeza, pouco antes de o bebê nascer, José deu uma geral no local, limpou, organizou, porque a higiene era uma coisa muito prática para um judeu. E aqui encontramos uma lição, a presença de Jesus promove limpeza. O nosso coração é cheio de pecado, de egoísmo, não é um lugar agradável, o nosso coração não é confiável, é enganoso. Mas quando Jesus nasce no nosso coração Ele promove limpeza, “o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado” (1Jo 1.7). Se você crer com o seu coração você será salvo e justificado dos seus pecados. 

A presença de Jesus além de tirar a sujeira atrai a limpeza. E temos outra lição: A presença de Jesus atrai a benção. A estrela que guiou os magos do Oriente parou sobre a casa onde Jesus estava, e lhe deram de presente ouro, incenso e mirra, bens preciosos que muitos naquela época desejavam foram dados ao Rei dos reis. Você não precisa correr atrás da benção, Jesus é a fonte do emprego, do namorado, do diploma, de toda boa dádiva. Mas não se esqueça que Ele mesmo é a maior benção de todas, o maior presente que poderíamos ganhar é a presença dEle nas nossas vidas. Ele veio para que tenhamos vida plena (cf. Jo 10.10), mas para isso precisamos estar perto dEle, ter a Palavra de Deus como guia. Você quer um presente? Vá até Jesus. 

A presença de Jesus transforma. Aquele estábulo sem honra onde muitos evitariam estar se tornou um lugar citado no Livro mais importante do mundo, é um lugar agora conhecido, divulgado, reconhecido. Onde Jesus está há cura, perdão, paz, tudo muda. Ele quer tocar na sua vida, permita que Ele nasça no seu coração para que você entenda o que Ele tem para sua vida. O Todo Poderoso pode fazer uma revolução total, seja o que for preciso, afinal, Ele pode todas as coisas, e muito mais, pois “olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1Co 2.9). 

O Natal existe porque Jesus nasceu. Ele nasceu porque nos ama, viveu porque nos ama, morreu porque nos ama, ressuscitou porque nos ama. Permita que Ele nasça hoje mesmo no seu estábulo para promover a transformação de que você tanto precisa, a limpeza tão necessária e receba as bênçãos que Ele tem pra você. Viva um Feliz Natal todos os dias do ano!

0 comentários:

Postar um comentário