Gratidão

Gratidão. Você sabe o que é, e também deve ter percebido que ultimamente está em falta. O mais comum é sermos ingratos, é não nos lembrarmos de agradecer pelo que temos, pelas coisas que desfrutamos todos os dias, pela provisão que recebemos, pelo colchão onde dormimos, pelo oxigênio que respiramos a cada segundo, pela água que bebemos... são tantos motivos para sermos gratos!

Somos abençoados todos os dias e por isso nos acostumamos, achamos que isso é comum. E se algum dia a benção falta temos a ousadia de pensar que a merecíamos e que fomos injustiçados! Queremos sempre mais e mais. Porém não merecemos nada! Fique atento, você não merece nada, você precisa ser grato.

“A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galiléia. Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância e gritaram em alta voz: ‘Jesus, Mestre, tem piedade de nós!’ Ao vê-los, ele disse: ‘Vão mostrar-se aos sacerdotes’. Enquanto eles iam, foram purificados. Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano. Jesus perguntou: ‘Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?’ Então ele lhe disse: ‘Levante-se e vá; a sua fé o salvou.’” (Lc 17.11-19)

Lepra. Naquele tempo era muito pior do que nos dias de hoje, não havia tratamento, não havia esperança. Os leprosos eram amaldiçoados, condenados a viver longe do convívio de outras pessoas, só podiam se juntar a outros leprosos. Aqueles dez, ao verem Jesus, clamaram por misericórdia. E foram ouvidos, foram curados. E até hoje este fato nos traz um importante ensinamento sobre gratidão. Recebemos as preciosas bênçãos de Deus, mas esquecemos de nos prostrar e agradecer.

Temos uma doença gravíssima: o pecado. Muito pior do que a lepra, do que a AIDS, do que um câncer terminal, o pecado traz morte eterna! O pecado nos separa eternamente de Deus e se não fosse o sacrifício de Jesus estaríamos todos condenados à morte. Graças a Deus por Jesus! Ele veio nos livrar da pena, do poder e da presença do pecado. Se nos arrependermos e formos até Ele, clamarmos por salvação, Ele vai nos curar.

É graça. Não merecemos, muito pelo contrário, deveríamos ser condenados. O sacrifício de Jesus custou muito caro, sua vida, seu sangue. E este sacrifício não é entendido nem pelos cristãos nem pelos não-cristãos, porque se entendêssemos ficaríamos eternamente gratos, e viveríamos de forma a demonstrar essa gratidão. A morte já não tem mais poder sobre nós. Maravilhosa graça! Devemos seguir o exemplo daquele leproso que voltou para agradecer. Como você pode fazer isso?

Ame a Deus sobre todas as coisas na prática. Lembre-se de quem você é e de quem Deus é. O que Ele fez por você. Com isso em mente vai ser difícil perder o foco do que é o mais importante e do que é secundário. Assim, desenvolva a sua salvação. Não espere alguém ter que falar o que você precisa fazer para fazê-lo, seja um servo útil, invista no seu processo de santificação. Pare de se justificar, o diabo não tem mais domínio sobre a sua vida. Você precisa crescer. Por fim, seja uma bênção ao invés de correr atrás dela. Se você ficar buscando a bênção vai ser sempre ingrato, porque vai sempre achar que falta alguma coisa. Use o que você tem, talentos, dons e recursos, para abençoar outras pessoas e veja como tudo se multiplica.

Comprometa-se a ter um coração grato, a recordar as bênçãos e a agradecer por elas. Você vai ver que não é merecedor de nada, pelo contrário, é devedor, e vai viver um 2011 cheio de gratidão.

0 comentários:

Postar um comentário