Pessoas comuns, heróis da fé - Parte 5 - Elias


A história do herói de hoje é cheia de altos e baixos. Na vida de Elias podemos ver claramente uma pessoa comum, que, por sinal, tinha uma memória muito fraca. Você pode saber mais sobre estes episódios lendo os capítulos 17 a 19 do Livro de 1 Reis. 

Certa vez Elias ousou desafiar os profetas dos deuses Baal, que eram 450, e os de Aserá, mais 400 homens! Naquele dia ele clamou ao Senhor que se manifestasse de maneira sobrenatural e Deus o ouviu. Todos os que virão aquilo o glorificaram, adoraram e o reconheceram como único Deus. Elias pediu e o Senhor agiu. E essa não tinha sido a primeira vez, antes ele tinha pedido que parasse de chover sobre a terra, e o Senhor o ouviu, não choveu por 3 anos! Depois Elias orou clamando por chuva e Deus lhe atendeu mandando uma forte chuva. Que coragem! Elias era um homem de Deus. 

Tudo ia muito bem até que a rainha Jezabel ficou sabendo que ele tinha matado à espada os 850 profetas e o ameaçou de morte. A Bíblia diz que Elias teve medo e fugiu para bem longe. Depois de muito caminhar se escondeu em uma caverna e ficou a se lamentar, entrou em crise. No dia anterior era um valentão, no outro dia um covarde... Por causa do que foi registrado a seu respeito podemos tirar preciosas lições da vida desse profeta. 

As crises fazem parte da existência humana, mesmo na vida dos grandes homens de Deus. Na Bíblia não há nenhuma promessa de que o cristão não passaria por problemas, doenças ou tristeza, pelo contrário, nos mostra que estamos sujeitos a essas coisas aqui. Se você está em crise não se sinta culpado, lembre-se que você é humano. Admita a realidade, olhe para você mesmo e seja sincero com Deus. Ele vai te mostrar o caminho para sair dessa situação. 

As crises têm o poder de deformar a visão que temos da vida e de Deus. Ali naquela caverna Elias começou a se lamentar, se sentia sozinho e murmurava dizendo que era o único servo de Deus que tinha sobrado (cf. 1Rs 19.14), mas Deus mostrou que ele estava totalmente errado. Quando estamos em crise temos que duvidar do nosso diagnóstico porque não estamos bem e isso atrapalha a nossa visão, temos que reavaliar as nossas impressões. Veja as situações pelo ponto de vista divino. 

Deus não desiste de quem está em crise. Você pode ter se decepcionado com Deus, apesar de não ter razão para tal, pode ter resolvido abandoná-lo, ter largado tudo para trás, achando que Ele é o responsável pela crise que você está passando. Mas assim como Deus insistiu e procurou Elias Ele faz com você. Ele vê o coração, e não as aparências, sabe que somos humanos, normais, comuns, e continua a nos amar e a trabalhar ao nosso redor. 

Deus só fala com quem está perto. Antes de Deus aparecer, Elias ouviu um vento fortíssimo, que separou os montes e esmigalhou as rochas, viu um terremoto, viu um fogo, mas Deus não estava em nenhum desses fenômenos. Depois houve o murmúrio de uma brisa suave e Deus estava nele (cf. 1Rs 19.9-14). Elias só percebeu porque estava perto de Deus. Deus quer falar com você, compartilhar os planos maravilhosos que tem a seu respeito. Aproxime-se dEle para ouvir! 

O que nos faz vencer a crise é o serviço ao Reino. Deus mandou Elias sair e voltar, pois tinha uma missão a ser cumprida (cf. 1Rs 19.15-18). Muitos de nós estamos perdendo tempo andando em caminhos e estando em lugares que Deus não mandou, ao invés de fazer o que Ele quer. Deus mandou Elias sair e abençoar a vida de outros. Temos resposta para nossa oração quando somos resposta para orações de outros. Não adianta ficar falando para todos sobre sua crise, ou ficar só orando, você precisa agir! 

Elias era um servo de Deus, um adorador. Apesar de por um momento ter se esquecido do Deus a quem servia ele se arrependeu e buscou a Deus novamente, lutou contra o seu eu pecaminoso, obedeceu. Era um homem comum, mas por causa da sua fé em Deus foi instrumento para grandes feitos e se tornou um herói. Você também não quer se tornar um?

0 comentários:

Postar um comentário