Pessoas comuns, heróis da fé - Parte 4 - Abraão


O herói da fé de hoje teve seu nome mudado. Quando nasceu foi “registrado em cartório” como Abrão, que significava pai exaltado, e mais tarde Deus mudou seu nome para Abraão, que significa pai de muitas nações. Uma pessoa comum. Se você ler os capítulos 11 a 25 do Livro de Gênesis você vai ver que a história de Abraão foi marcada por mentiras, conflitos familiares, brigas, impaciência, momentos em que ele cedeu à pressão e conseqüências desastrosas dessas escolhas mal feitas. Mas esta é apenas uma perspectiva da história, a outra vamos ver aqui. Ele levou uma promessa no seu próprio nome, e o fato de Deus ter mudado o seu nome e a sua história nos mostra que Abraão era uma pessoa comum, mas se tornou um herói da fé.

Deus o chamou e “Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo” (Hb 11.9). Abraão obedeceu, e o fato de ele crer em Deus fez toda a diferença na sua vida. Deus o tirou da terra onde ele morava e o levou para outro lugar, e ele foi. Deus fez uma promessa a Abraão e a sua esposa, de que eles teriam um filho, apesar das circunstâncias serem totalmente contrárias. E depois de um tempo, “Pela fé Abraão – e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade – recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa” (Hb 11.11).

Tudo ia muito bem até que Deus provou a fé de Abraão lhe pedindo o seu próprio filho como sacrifício! Uma ordem que parecia absurda, mas Abraão obedeceu e fez tudo como Deus lhe havia indicado: “Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho, embora Deus lhe tivesse dito ‘Por meio de Isaque a sua descendência será considerada’” (Hb 11.17, 18). Por causa da obediência do seu servo Deus poupou a vida de Isaque e proveu um cordeiro para ser sacrificado em seu lugar (cf. Gn 22.1-14). Veja as lições que você e eu podemos aprender com a vida de Abraão:

Deus cumpre suas promessas. Deus tem promessas maravilhosas e numerosas a respeito da sua vida, sua família, seus filhos, sua história. Todas elas podem se tornar reais porque Deus é fiel. Aguarde com paciência o tempo de Deus na sua vida, espere. Se a promessa for de Deus Ele mesmo vai cumpri-la, e Ele não precisa de ajuda para fazer isso. Ele é o Deus do impossível!

O tempo de Deus é diferente do nosso. Sempre queremos tudo para ontem, queremos ser abençoados com um emprego melhor, com um(a) namorado(a), com recursos, com filhos, mas não queremos esperar, não temos paciência. Porém, temos que levar em consideração que Deus quer que estejamos preparados e amadurecidos para receber a nossa benção, para que tudo dê certo. Se sua benção não veio ainda aprenda com a espera e aguarde pacientemente, Deus é Fiel e não se esquece jamais!

Deus é sempre mais importante. Qualquer benção que Deus possa te dar não se compara à importância que Ele deve ter na sua vida. E as provações que enfrentamos nos ajudam a perceber a importância que damos às coisas. Pare e pense, será que você precisa sacrificar alguma coisa para mostrar que Deus é o que você tem de mais precioso?

Jesus é maior do que qualquer benção, do que qualquer promessa. Como o cordeiro morreu no lugar de Isaque, Jesus morreu no meu e no seu lugar, Ele pagou o preço pela nossa vida, sofreu o castigo que merecíamos. E a sua morte e ressurreição garantem o que “olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1Co 2.9). A maior e a melhor promessa de todas é a salvação que podemos ter em Jesus.

Abraão era um servo de Deus, um adorador, Abraão buscava a Deus constantemente, e lutava contra o seu eu pecaminoso. Era um homem comum, mas por causa da sua fé em Deus recebeu as suas promessas e se tornou um herói. Você também não quer se tornar um?

0 comentários:

Postar um comentário