Pessoas comuns, heróis da fé - Parte 2 - Jonas


Você já deve ter ouvido falar de Jonas. O título da sua história para as crianças é O profeta fujão. Sempre ficamos impressionados por ele ter sido engolido por um grande peixe (veja que a Bíblia não diz que era uma baleia) e apesar disso não ter morrido. E ficamos ainda mais impressionados por ele ter sido vomitado na praia, eca! Mas você deve estar ser perguntando por que Jonas está aqui, num texto com um título que se refere a heróis. Mas veja que essa é uma categoria especial, são pessoas comuns que se deixaram ser usadas por Deus. Jonas foi uma pessoa dessas, bastante humano. Confira o relato no curto Livro de Jonas, capítulos 1 a 4, o resumo de quem ele foi e o que fez.

Jonas temia ao Deus vivo, e foi por isso que recebeu uma importante missão. Deus estava indignado com os ninivitas, com todos eles, e eram mais de 120 mil pessoas! Mas, em sua imensa misericórdia resolveu dar uma oportunidade para que se arrependessem e se voltassem a Ele. Deus disse a Jonas: “Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença” (Jn 1.1). Depressa! Quando se trata de se reconciliar com Deus, de voltar ao relacionamento com Ele, é urgente! Quanto mais tempo e mais distante de Deus piores as conseqüências.

O plano de Deus era levar graça e benevolência a Niníve e se Jonas tivesse se omitido toda a cidade teria sido consumida. Certo, certo, é verdade, ele não fez isso de imediato, mas depois se arrependeu e cumpriu o seu chamado. Jonas era bem humano, como todos os personagens bíblicos, e por isso podemos nos identificar com ele.

Jonas teve medo de fazer a vontade de Deus. Do que você tem medo? O mesmo Deus que teve planos para os ninivitas tem planos para sua vida, Ele continua a existir e a agir. Mas se o seu medo for maior do que a sua fé em Deus você vai ficar paralisado! Renda-se ao amor de Deus e à sua grandeza. Ele pode fazer todas as coisas.

Jonas ficou em desespero. Tentou fugir em um navio, imaginou que poderia se esconder de Deus. Mas isso é impossível! Deus queria que Jonas obedecesse e por isso ele foi parar na barriga de um grande peixe. De lá ele clamou a Deus. Não faça o mesmo, não espere a doença, o problema ou a conseqüência ruim para se voltar para Deus.

Jonas não creu. Ele foi a Nínive e pregou, mas imaginou que o povo não iria se arrepender. Não creu na mensagem que pregava, e não creu no Deus que lhe tinha ordenado pregar. Achou que só ia cumprir uma obrigação, mas que não faria diferença. Lembre-se que Deus pode fazer o que quiser, Ele pode transformar realidades!

Jonas quis fazer justiça própria. Ele se irou porque Deus demonstrou sua graça para com o povo, ele julgou que eles não eram dignos. Jonas se esqueceu que era tão dependente da misericórdia de Deus quanto todos os habitantes daquela cidade. Lembre-se que você não é melhor do que ninguém, somos todos carentes do amor de Deus.

Jonas se deixou dominar pela ira. Ficou tão furioso com Deus que desejou morrer! Mas Deus lhe mostrou que ele não tinha nenhuma razão para deixar que aquele sentimento maligno o dominasse. Não temos nenhum motivo para nos irarmos contra Deus, para questioná-lo, para nos revoltar contra Ele!

Se você se encaixa em alguma característica da vida de Jonas permita que Jesus faça parte da sua vida. Não fuja! Seja um instrumento de Deus. Deixe que Ele transforme e renove todas as coisas na sua vida. Jonas disse: “Eu sou hebreu, adorador do Senhor, o Deus dos céus, que fez o mar e a terra” (Jn 1.9). Jonas era um adorador, o texto não diz que ele não era pecador, não, ele cometeu erros, sabemos disso, mas ele se arrependeu e foi usado por Deus. Era um homem comum, mas por causa da sua fé em Deus se tornou um herói. Você também não quer se tornar um?

0 comentários:

Postar um comentário