Pessoas comuns, heróis da fé - Parte 1 - Noé


Deus tem sempre nos cercado de provisão, direção, bênçãos e feito milagres ao nosso redor. Pare e reflita, o que Deus fez na sua vida nesses dias? Hoje mesmo? Pode ter sido nas coisas grandes ou nos pequenos detalhes, o fato é que Ele age constantemente ao nosso redor. Mas nos esquecemos rapidamente, com uma facilidade enorme! E por isso Deus providenciou que os relatos da sua ação na antiguidade, no presente e suas promessas para o futuro fossem registrados na Bíblia e chegassem até nós.

Um desses relatos nos conta sobre Noé, um homem comum que escolheu obedecer a Deus. Muitos anos depois foi escrito sobre ele: “Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé” (Hb 11.7). A fé determinou a postura de Noé. Vamos retomar sua história. Confira no Livro de Gênesis, os capítulos 6 a 9 resumem os 950 anos que ele viveu.

O quadro não era dos melhores, muito pelo contrário, as coisas estavam tão ruins que em meio a tanta corrupção, perversidade e numa época que toda a inclinação dos pensamentos do coração do homem era sempre e somente para o mal, Deus resolveu dar um basta. O Criador de todas as coisas resolveu recomeçar, decidiu que mandaria uma chuva tão forte que acabaria com tudo e com todos. Deus quis deixar bem claro que não há como se afastar dEle e não sofrer as conseqüências de escolher pecar.

Mas a Bíblia diz que o Senhor mostrou benevolência para com Noé e lhe deu uma missão: construir um barco com proporções que podem ser consideradas a de um transatlântico primitivo para abrigar um macho e uma fêmea de cada espécie de ave, de animal grande e de animal pequeno, que comportasse mantimentos para todos eles e que protegesse também seus filhos, sua esposa e suas noras. E como ele reagiu a tudo isso? “Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado” (Gn 6.22). Ele obedeceu. E um versículo resume quem era Noé: “Noé era um homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus” (Gn 6.9).

Noé adorava a Deus sendo justo numa sociedade injusta, mentirosa, complexa, onde os sistemas corroboravam para o mal. Ele se juntou a Deus na tarefa de fazer as trevas recuarem. Ser justo é olhar para a injustiça e sentir-se parte disso, como Igreja de Cristo temos que dar um passo de ação. Podemos adorar a Deus e transformar o futuro de muitas pessoas sendo justos, buscando a justiça do alto.

Noé adorava a Deus sendo íntegro em meio a uma sociedade dominada pela maldade. Ele permaneceu firme mesmo em meio a circunstâncias adversas. Ele mantinha sua conduta reta, de acordo com os padrões divinos, e não de acordo com a ordem vigente naquela época. Precisamos seguir o exemplo de Noé.

Noé adorava a Deus andando com Ele em meio a uma sociedade que não queria andar com Deus. Como naquela época hoje a humanidade também está afastada de Deus, quer viver só para si mesmo. Mas os que escolhem andar com Deus experimentam sua boa, perfeita e agradável vontade. E Noé levou outras pessoas com ele, por causa do seu comprometimento sua família experimentou o livramento de Deus.

Noé era um adorador, o texto não diz que ele não era pecador, não, mas Noé buscava a Deus constantemente, ele lutava contra o seu eu pecaminoso, contra a sociedade corrompida e as circunstâncias. Buscava a justiça e a integridade. Era um homem comum, mas por causa da sua fé em Deus se tornou um herói. Você também não quer se tornar um?

0 comentários:

Postar um comentário