O drama das decisões


Ir ou não ir? Comprar ou deixar de comprar? Tomate ou rabanete? Falar ou calar? Azul ou alaranjado? Votar neste ou naquele candidato? Decidir por Jesus ou continuar enrolando? Decisões. É impossível viver sem elas. Temos que tomá-las diariamente, diversas vezes por dia, o tempo todo, constantemente. Decisões são inevitáveis. São imprescindíveis. Mas tomar decisões é um verdadeiro drama! Muitas vezes até mesmo as simples e corriqueiras escolhas nos atormentam, porque somos seres humanos. Somos confusos!

A Bíblia nos conta sobre Simão Pedro. Revela decisões sábias e decisões erradas que ele tomou. A primeira citação sobre ele, e já mostrando que como nós e qualquer outro ser humano ele precisava tomar decisões, é narrada da seguinte forma: “Simão Pedro e seu irmão estavam lançando as redes ao mar, pois eram pescadores. E disse Jesus: ‘Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens’. No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram” (Mt 4.18-20). Pedro, como também era chamado, tinha que tomar uma decisão, Jesus estava falando com ele, era uma decisão pessoal, intransferível. E naquele momento ele fez uma decisão acertada, decidiu atender o chamado de Jesus e o seguiu, se tornou um dos seus discípulos. E esta escolha, como todas e qualquer outra, trouxe suas conseqüências.

Acompanhando a vida de Pedro vemos a ocasião em que ele decidiu atender o convite do Mestre e andar sobre as águas com Jesus, e logo depois teve medo e começou a afundar (cf. Mt 14.22-34), quando ele, por revelação divina, confessou que Jesus é o Filho do Deus vivo (cf. Mt 16.13-20), também quando Jesus predisse que ele lhe negaria e Pedro afirmou que jamais faria isso (cf. Mt 26.31-35), quando Pedro negou a Jesus três vezes seguidas (Mt 26.69-75). E quando Pedro se decidiu por, no poder que Deus lhe conferia, fazer o que Deus mandava e testemunhou diante do Sinédrio sobre todas as coisas que sabia a respeito de Jesus (cf. At 4.1-22), mostrando que Deus usa quem se dispõe a ser um instrumento nas mãos dele.

Qualquer semelhança com a vida de Pedro não é mera coincidência, ele era humano como somos. Às vezes escolhia o que era certo, outras vezes fazia escolhas erradas. E o mesmo convite que Jesus fez a Pedro e aos seus discípulos faz a você: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16.24). Jesus convida: Siga-me. Ele sabe que esta é a melhor decisão que podemos tomar. E diante dessa decisão, e de todas as outras, não há como ser neutro. Se você escolhe não escolher você já escolheu! E cada escolha tem uma conseqüência. Você é livre pra decidir o que escolher, mas das conseqüências da escolha não há como se esquivar, como o próprio nome diz, elas são conseqüência.

Jesus te convida: Siga-me. E esta decisão é pessoal, é intransferível. Talvez diante desse convite você já tenha se decidido, talvez da forma errada, mas você ainda pode se decidir de maneira acertada, pode não se conformar a este mundo e deixar Deus moldar você. Hoje Ele te dá outra oportunidade de decidir da forma correta, aproveite! Escolha por Jesus, decida por Jesus!

0 comentários:

Postar um comentário