Eu edificarei a minha igreja - Parte 2


É muito difícil entendermos a igreja se não olharmos para a Palavra de Deus. Se olharmos ao nosso redor vamos encontrar muitas coisas que tem o nome de igreja, mas no fundo não tem nada a ver com ela. Jesus disse “edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la” (Mt 16.18). Ele prometeu que faria isso, o fez e faz muito bem. A igreja precisa ser edificada por Ele e com base nele, não em líderes religiosos, sejam quais forem. Sempre que um grupo de pessoas se afasta do que Jesus disse tudo fica distorcido e confuso, como temos visto hoje em dia.

A Bíblia cita um excelente exemplo de igreja que deve ser seguido: “Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo” (At 17.11). Precisamos seguir o exemplo da igreja de Beréia que foi elogiada, esse grupo de pessoas viveu a igreja da maneira exata que Jesus planejou que fosse.

A igreja bereana mantinha a centralidade em Cristo. Quantos problemas evitaríamos se obedecêssemos atentamente esse mandamento? Todos! devemos colocar e manter Cristo no centro, o tempo todo, nunca o colocar de lado. Pensar o que Jesus faria, e pautar nossas decisões, escolhas e atitudes com base nisso. Seja vivendo em grupo, como igreja, seja individualmente, Jesus Cristo deve estar sempre no centro, Ele deve ser o nosso alvo, o nosso exemplo. Ele deve viver em nós (cf. Gl 2.20) para sermos nova criação (cf. 2Co 5.17).

A igreja bereana era guiada pelo Espírito Santo. O papel do Espírito Santo é essencial em nossas vidas! Ele é quem nos convence do pecado, da justiça de Deus e do juízo que virá (cf. Jo 16.8). Ele é o nosso consolador (cf. Jo 15.26) e quem nos capacita e fortalece. Ele quer desenvolver em nós o seu fruto (cf. Gl 5.22, 23) para nos fazer cada dia mais parecidos com Jesus, quer trabalhar em nosso caráter. Precisamos ser guiados pelo Espírito Santo de Deus.

A igreja bereana observava atentamente e obedecia ao que a Palavra de Deus mandava, era fundamentada nas Escrituras. A Palavra de Deus deve ser guardada nos nossos corações (cf. Sl 119.11), ela que nos ajudará a distinguir entre o certo e o errado, por isso devemos ter cuidado de fazer tudo exatamente como está escrito, se quisermos ser bem-sucedidos, este é o segredo (cf. Dt 4.40 e 12.28)! Para não nos desviarmos do principal, do foco, devemos ter o cuidado de examinar as Escrituras todos os dias.

Quer deixar que Jesus edifique a sua vida? Então não permita que nada, nada tome o centro da sua vida, Ele pertence a Jesus. Peça que o Espírito Santo lhe guie dia após dia para que você faça o que agrada a Deus, e busque diariamente a orientação na Palavra de Deus, para entender os planos perfeitos que Ele tem para você. Deixe Jesus edificar a sua vida!

0 comentários:

Postar um comentário