O que te impede de seguir a Jesus - Parte 1


Jesus estava na região da Judéia e grandes multidões o seguiam, queriam ouvir seus sábios e práticos ensinamentos. “Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: ‘Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?’” (Mt 19.16). Era um jovem rico. Ele estava ansioso por respostas, e sabia que Jesus era o Mestre, a fonte correta a quem recorrer. Mas ele não tinha um relacionamento pessoal com o Mestre, porque se tivesse não faria essa pergunta, pois um verdadeiro discípulo sabe o que o seu Mestre ensina, e pratica. E você? Conhece a Jesus de verdade ou está apenas envolvido na religiosidade?

Jesus respondeu: “Se quer entrar na vida obedeça aos mandamentos... não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo” (v. 17-19). Nisso o jovem deve ter se alegrado, porque prontamente disse: “A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda?” (v. 20). Se ele esperava receber uma resposta amistosa, um afago na cabeça, um elogio e a confirmação de que estava tudo certo, de que ele era bom e melhor do que muitos outros, pois seguia aos mandamentos, se decepcionou. Jesus o conhecia profundamente, então não foi isso que o Mestre fez, Jesus foi direto ao ponto. “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me” (v. 21).

Jesus tocou na ferida, apontou direto pro pecado daquele jovem. Como podemos saber disso? Pela reação dele! “Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas” (v. 22). O jovem rico, que antes estava interessado nas coisas eternas, não quis abrir mão das coisas terrenas. Era materialista demais pra fazer isso. Não importava se tinha muitas riquezas ou poucas, de qualquer forma ele se apegaria a elas de tal forma que deixaria o mais importante de lado. Ao que Jesus disse: “Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus” (v. 23). O Mestre não estava dizendo que apenas os pobres irão para o céu, mas que muitos ricos deixam que o dinheiro tome o lugar mais importante das suas vidas, e que “ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6.24).

O materialismo impediu o jovem rico de seguir o Mestre. O que você tem permitido que lhe afaste de Jesus? O que tem tomado o lugar mais importante na sua vida e tem lhe impedido de seguir a Jesus? O seu trabalho? Os seus estudos? O medo? Algum vício? A mentira? Manias? Fofoca? Alguma tribulação? A estagnação? Não se contente com o ponto em que você está. Busque mais. Apenas cumprir uma lista de regras não é suficiente. Aprofunde mais no seu relacionamento com Ele. Deixe Deus entrar e fazer a obra na sua vida, peça a ajuda dEle naquilo que está te dominando, que tem te massacrado, que parece impossível de você se livrar de. Porque “para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis” (Mt 19.26).

Se você, como o jovem rico quer saber o que precisa fazer para ter a vida eterna, não só na eternidade, mas a vida eterna que começa aqui, vá até o Mestre, clame pela ajuda dEle, o único que pode perdoar os pecados, e receba a reconciliação, receba a vida eterna!

0 comentários:

Postar um comentário