Filho pródigo - Parte 2


A Bíblia é viva e todas as vezes que a lemos aprendemos coisas novas. A parábola do filho perdido, ou do filho pródigo, nos traz sempre grandes lições. Um homem tinha dois filhos, dois filhos que precisavam da graça. Um não era melhor do que o outro, parece que um era bom e o outro não, que um era obediente e o outro não era, mas não é bem assim. Leia a parábola no Evangelho de Lucas, capítulo 15, versos 11 a 32, atentamente.

O irmão do filho pródigo passa uma falsa sensação de perfeição, não é mesmo? Ele ficou em casa com o pai, trabalhava para ele, obedecia às suas ordens. Mas na primeira oportunidade se enche de ira contra o irmão e contra o pai. Isso mostra que ele também precisa desesperadamente experimentar o amor do Pai, porque apesar de tanto tempo de convivência não tinha compreendido nada sobre o amor.

E o filho mais novo? O que o levou a tomar aquela decisão? Porque ele se afastou da presença do Pai? Desprezou o seu amor? Ele se esqueceu de ser grato por tudo o que tinha, se esqueceu dos seus deveres e pensou que tinha o direito à herança, que podia pedir o que quisesse, e gastar como achasse que devia. Aquele rapaz seguiu os desejos do seu próprio coração. Não levou em conta o que passou no coração do pai. Mas se enganou porque “há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte” (Pv 14.12). Quem conhece o caminho? Deus. Em quem devemos buscar a direção? nEle! Os seus planos não chegam nem perto do melhor de Deus para você!

Ele tinha um excesso de auto-confiança, achava que sabia o que estava fazendo, que seus planos eram os melhores. Também queremos fazer o mesmo, queremos dirigir as nossas vidas por excesso de auto-confiança. Mas o cristianismo não tem nada a ver com o começar a partir da sua vontade, o cristianismo diz respeito a começar a partir da vontade do Pai!

Mas o filho perdido reconheceu o erro. “Caindo em si...” decidiu voltar e pedir perdão a seu pai (v. 17-20). Será que você já caiu em si mesmo e entendeu que estar no centro da vontade de Deus vai contra a sua natureza pecaminosa? Você tem que estar debaixo da direção desse Pai maravilhoso e reconhecer o seu erro. Permita que Ele dirija a sua vida. Deixe que o milagre aconteça na sua vida, renuncie o seu eu que não sabe para onde ir e insiste em continuar caminhando.

Nesta parábola vemos que as misericórdias do Pai são constantemente renovadas. Deus é pródigo. Sim, você sabe o significado dessa palavra? De acordo com o Dicionário Aurélio: “que despende com excesso; generoso; dissipador; esbanjador”. Sim, Deus é pródigo em amor. Ele não se limita a ser como nós em seus pensamentos, por isso não o compreendemos totalmente. Ele criou todos os seres humanos, deu a direção a ser seguida, mesmo depois de o homem errar Ele se compadece e envia Jesus para consertar a história. Deus nos orienta pela sua Palavra, pelo exemplo do seu Filho, mas não o obedecemos e ficamos como o filho perdido.

Mas Deus quer o melhor para sua vida, não resista à vontade dEle, deixe que ela se cumpra em sua vida! Não seja um filho perdido, reconheça as suas limitações e seus deveres, suas responsabilidades, se arrependa, volte e permita que o Pai pródigo em amor dirija a sua vida e que você experimente a vontade dEle que é boa, perfeita e agradável. E não se esqueça de ser grato!

0 comentários:

Postar um comentário