Fé: alegria em tempos áridos


Fé é uma palavra tão pequena, apenas duas letrinhas, mas muitíssimo importante. Essa palavra também é muito deturpada na sociedade em que vivemos, o significado dela, na essência, é fé em Cristo, mas não é isso o que temos visto. A fé é necessária para nossas vidas e a Bíblia traz todas as informações que precisamos saber sobre ela: sem fé é impossível agradar a Deus, o que não é fé é pecado; a fé pode salvar, curar, libertar, santificar; a fé pode mover montanhas; fé é a certeza das coisas que não se pode ver, é um firme fundamento no qual podemos nos firmar.

Mas é fácil nos confundirmos e colocarmos a nossa fé em outras coisas, outras pessoas ou em nós mesmos. Também é fácil termos fé em tempos tranquilos, na bonança, mas em meio aos problemas e à tempestade nossa fé ser abalada.

O profeta Habacuque sabia em quem confiava, e por isso declarou: “Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação” (Hc 3.17, 18). Isso sim é saber em quem colocar a sua fé. Isso sim é fé!

Será que se não ainda que não haja internet, ainda que não aja água potável, empregos, alimentos nos supermercados eu e você vamos adorar a Deus? Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre, Ele é fiel e suas promessas não mudam. Mas se sua fé é baseada nas circunstâncias, ou nas pessoas, quando as coisas mudam você se desestabiliza. Somente se você estiver firmado em Jesus as coisas vão ser diferentes!

O profeta afirmou eu exultarei no Senhor, se exultar é mais do que se alegrar, é alegria em demasia! Quem tem o Senhor e o serve sabe em quem se alegrar. A questão é que muitos de nós somos apenas religiosos, seguimos diversas regras mas não temos um relacionamento com o Senhor, e por isso não temos estabilidade. Se alguém morreu, se formos traídos, se estamos desempregados, aí ficamos sem chão. Mas se estamos firmes no Senhor e deixamos que Ele fique no controle da situação pela qual estamos passando, se Ele estiver na direção, vai dar tudo certo. Confie!

Habacuque tambem pôde dizer me alegrarei no Deus da minha salvação. Somos salvos do inferno, de nós mesmos, do nosso eu, da nossa natureza pecaminosa, deste mundo. Quanta coisa para nos alegrarmos! Jesus é o caminho, o único caminho, se o temos podemos nos exultar, mas do contrário... se você ainda não tem um relacionamento com Jesus saiba que Ele quer te salvar, e você não precisa lutar sozinho, pode ter ao seu lado Aquele que é vencedor sobre todas as coisas, Jesus, o Autor e o Consumador da fé.

O resultado de confiar no Senhor mesmo em tempos de escassez? De continuar confiando no poder dEle mesmo em tempos difíceis? Este resultado o profeta Habacuque experimentou: “O Senhor, o Soberano, é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; faz-me andar em lugares altos” (Hc 3.19). A Bíblia diz que se pertencemos ao Senhor Ele cuidará de nós. Aqui e na eternidade, onde tudo será diferente. Aqui lutamos com dores, com problemas, com tristezas, lá estaremos livres de tudo isso.

Ser fortalecido pelo Senhor dia após dia, andar em lugares altos, nos caminhos que Ele mesmo planejou para nós.... você quer experimentar isso? Persevere! Continue crendo, sejam quais forem as circunstâncias, vale a pena colocar a nossa fé em Deus e experimentar a alegria em tempos áridos.
 

0 comentários:

Postar um comentário