Bíblia, a palavra de Deus - Parte 1


Se eu te perguntasse “O que é a Bíblia?” talvez você me respondesse, muito prontamente, “A Palavra de Deus!”. Mas pode ser que essa seja apenas uma resposta pronta e que na nossa prática diária essa resposta não faça sentido. Temos tanto contato com a cultura vigente que acabamos, como ela, criticando o Livro Sagrado como algo ultrapassado. E por causa desse pensamento errôneo buscamos na cultura mesmo os “sábios” conselhos e o que precisamos pra tomar decisões.

Não lemos, não conhecemos, não seguimos o que deveria ser, de verdade, o nosso Manual de Instruções. A respeito de si mesmo, a Bíblia afirma: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça” (2Tm 3.16). Quanta preciosidade, quanta completude! A Bíblia:

É inspirada por Deus. As páginas da Bíblia não emanam nada por si só, é preciso lê-las, é preciso aplicá-las, mas não temos muito interesse nela porque o nosso coração indica caminhos opostos, e os escolhemos. Você lê tanta coisa na internet, na faculdade, nos jornais e se contenta com apenas um versículo ou capítulo no domingo à noite? Não é suficiente... a Palavra inspirada deve fazer parte da vida dos cristãos todos os dias!

É útil para o ensino. Para ter aprendizado alguém precisa aprender, mas infelizmente julgamos que já sabemos como viver a vida, não queremos saber da vontade de Deus que é boa, agradável e perfeita. Criticamos sem conhecer e dizemos que a Palavra de Deus não é útil para o que precisamos, lamentavelmente não temos nenhum versículo na memória, mas estamos cheios de conceitos humanísticos na mente.

É útil para a repreensão, e aqui não olhe ao redor, olhe para si mesmo, julgue a si mesmo, confronte a Palavra de Deus com o seu próprio coração e repreenda a forma como você tem pensado, agido, falado. É útil para a correção. Ela deve ser o padrão, mas achamos que podemos corrigir sem ela, queremos corrigir o nosso mundo sem as Escrituras, e isso nunca vai dar certo. A correção precisa vir dAquele que é perfeito em todas as coisas. É útil para a instrução na justiça. Como seríamos benção, como seríamos abençoados se usássemos mais a Bíblia, quantas injustiças deixariam de ser cometidas diariamente! Precisamos buscar a justiça divina para ser o nosso parâmetro.

Há tantos problemas na sociedade resultantes da forma como tratamos a Bíblia! Resultado de não crermos na Palavra de Deus, e por isso nossos valores são invertidos, não queremos admitir e aceitar a autoridade da Bíblia sobre nós. Fazendo isso perdemos os melhores momentos da nossa vida. Ou muitas vezes cremos na Palavra de Deus, mas não a levamos a sério, infelizmente nem mesmo nós que nos dizemos cristãos buscamos a orientação nela. Comprometa-se com Cristo e com a Palavra de Deus que representa o que há de melhor. Sem ela você está fadado ao fracasso. Com ela ainda que você morra viverá (Jo 11.25).

Busque a direção na Palavra para a sua família, seus conflitos, problemas, trabalho, decisões, leitura, meditação, reflexão... para tudo. Acredite, na Palavra de Deus você vai encontrar passos práticos para cada um desses assuntos. É só buscar!
 

0 comentários:

Postar um comentário