Aprendendo com o Sermão da Montanha - Parte 2


Jesus sempre foi muito sábio, seu jeito de ensinar era cheio de criatividade e contemporâneo. E foi assim que Ele iniciou seu ministério. O sermão da montanha traz palavras de Jesus que têm grandes ensinamentos, importantes lições para nós. A Bíblia é viva, é eficaz, o tempo não faz com que as suas instruções sejam desvalorizadas, pelo contrário, numa época onde os valores estão distorcidos e falta uma referência, um padrão, podemos recorrer a ela com a certeza de que encontraremos solidez e direção.

Jesus usa um elemento muito conhecido de todos, tão usado desde a antiguidade, tão importante e essencial, para nos ensinar: o sal. Para que serve o sal? Você o usa todos os dias, você o conhece bem. Ele serve para temperar, para conservar, preservar. Essas são as funções do sal. E o Mestre diz: “Vocês são o sal da terra” (Mt 5.13). Jesus dá um novo significado para o sal, ele chama a atenção dos cristãos, ele diz que somos o sal da terra. E após essa afirmação Ele faz um alerta: “Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, excedo para ser jogado fora e pisado pelos homens” (Mt 5.13).

Trazendo para o cristianismo, o que o sal tempera? Precisamos fazer diferença na sociedade, não podemos nos conformar, nosso dever é colocar o sabor que Deus quer dar onde estivermos. Temos que fazer a nossa parte no processo de transformação da sociedade, temos que interferir, influenciar o tempo todo, nos mantendo firmes, nos posicionando. Precisamos temperar, precisamos preservar os valores bíblicos vivos hoje.

E Jesus continua, trazendo outro elemento muito conhecido: “Vocês são a luz do mundo” (v. 14). Naquela época ainda não existia luz elétrica, eram usadas candeias, era preciso um combustível para que o fogo se mantivesse aceso. Indiferente do método, a função da luz era a mesma de hoje, iluminar. Jesus continua: “Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa” (v. 14, 15). Onde a luz está as trevas não podem existir. A luz repele as trevas. E Jesus diz que somos a luz do mundo.

Quando recebemos Jesus Ele brilha em nós, e passamos a refletir este brilho. Em nós não temos luz nenhuma, mas Jesus é o nosso combustível, Ele que nos dá a força para brilharmos. Por isso Jesus diz: “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus” (v. 16). O nosso brilho indica o nosso Pai. E a glória é toda dEle.

Como podemos ser sal e luz nos dias de hoje? Em primeiro lugar evangelizando. Precisamos compartilhar a luz que recebemos. Você precisa ser sal e luz onde você trabalha, onde estuda, onde mora. Você precisa fazer diferença. Você pode ser sal e luz amando o próximo. Isso não é fácil, sabemos disso, mas é isso que Jesus nos pede. Experimentamos o amor dEle na nossa vida e precisamos compartilhar esse amor com todos, mesmo quando as pessoas não são amáveis. Lembre-se que Ele é quem nos fortalece e capacita para isso. Você pode ser sal e luz sendo um bom administrador de cada coisa que Deus deixou sobre a sua responsabilidade. Administre bem os recursos naturais, o dinheiro, os relacionamentos, os seus dons. Mostre aos outros como fazê-lo.

Seja sal que tempera, que dá sabor, que salga. Sal que preserva, que conserva, que mantém. Seja luz que brilha, que ilumina, que clareia. Faça diferença onde você estiver!

0 comentários:

Postar um comentário