Aprendendo com o Sermão da Montanha - Parte 3


O texto do capítulo 7 do Evangelho de Mateus começa com as orientações de Jesus sobre o julgamento ao próximo. Antes mesmo de ouvir o que Ele tem a dizer, já nos reconhecemos especialistas no assunto. Não tem sido assim desde Adão? A humanidade sempre tem a quem “culpar” por seus deslizes, ou apontar para o erro do outro e tentar esconder o seu. Ao acusar o outro, cometemos o mesmo pecado de Adão lá no início: querer ser igual a Deus.

No entanto, ao ouvir o que Jesus tem a dizer sobre o assunto percebemos que o julgamento ao próximo nos torna mais parecidos com Satanás, o Acusador, e ficamos mais distantes do que deveríamos ser. Isso porque quando julgamos desviamos o foco de nós mesmos, ignorando ou relevando nossos próprios pecados. Quando julgo ao próximo, ignoro a necessidade que eu mesmo tenho do Justo Juiz. Mas veja as lições que podemos aprender com as palavras de Jesus:

Não somos juízes – “Não julguem, para que vocês não sejam julgados” (Mt 7.1). Perante Deus estamos todos na mesma condição: somos pecadores, alvo de seu amor e graça. Como cristãos nosso alvo é sermos semelhantes a Jesus, que, mesmo tendo a oportunidade de julgar, preferiu perdoar. A decisão de julgar causa estragos na vida do próximo, mas traz consequências mais graves para a nossa própria vida. E Jesus adverte: “Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês” (v. 2).

Devemos dar conta de nossa própria vida – “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão” (v. 3, 4). Só há um que pode perdoar pecados, e Ele já pagou por eles na cruz, há muito tempo. Não olhe para o outro, olhe para dentro de si mesmo, ou olhe no espelho, não há tanto para o que se atentar?

Não perca tempo – “Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão” (v. 6). A vida é curta. E o desafio é seguir o exemplo de Jesus, em quem temos novas oportunidades. Não se desvie do foco, não tire Deus do centro da sua vida.

Tome o texto de Mateus 7 como escrito para você. Personalize-o. Imprima cada palavra em seu coração. Reconheça sua dependência daquele que é o Justo Juiz e escolha ministrar graça e perdão ao invés de julgar o próximo. Você é absolutamente limitado então, deixe essa tarefa com quem é Justo e pode todas as coisas!

0 comentários:

Postar um comentário