Aprendendo com o Sermão da Montanha - Parte 1


As palavras de Jesus no capítulo 5 de Mateus são proferidas logo no início de seu ministério e posteriormente ficaram conhecidas mundo afora como O sermão da montanha. Foram ditas num tempo marcado pela opressão política, pela religiosidade e pela ausência de Deus – apesar da religiosidade, já que por causa dela mesmo Jesus foi crucificado.

Percebe a semelhança desse contexto com o dos dias atuais? Talvez a diferença esteja hoje nas formas de opressão um pouco mais sutis, como os projetos de lei que prevêem a institucionalização do pecado, por exemplo. Mas a Palavra de Deus, que é viva e eficaz, tem boas notícias para os nossos dias também! Mesmo quando parece que tudo está perdido Jesus nos diz que podemos ser bem-aventurados. E o que isso significa? Significa que, por mais difíceis que sejam os dias aqui, podemos nos alegrar e ter esperança de dias melhores.

No dicionário o significado de bem-aventurado é “muito feliz”. Felicidade é condicionada pelas circunstâncias que nos cercam, mas as promessas de Jesus expressas em Mateus 5 são válidas para hoje e por toda a eternidade. Outra definição que o dicionário traz é “aquele que tem a felicidade do Céu”, essa sim é a correta para compreender o texto bíblico. Não precisamos depender das circunstâncias, podemos optar por ser bem-aventurados. Quer ver o que Ele diz?

"Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus” (v. 3). E quem são os pobres em espírito? São aqueles que se reconhecem como desqualificados para receber qualquer coisa, e que, por isso mesmo, sabem que tudo quanto possuem é seu não por direito, mas pela graça de Deus. “Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados” (v.4) o sofrimento não durará para sempre e, enquanto passamos por ele temos o Espírito Santo como Consolador enviado pelo Pai. “Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança” (v. 5). Humildade que tem a ver com submissão a Deus e às autoridades constituídas. Coisa que nossa geração mimada, que quer ter todos os desejos satisfeitos agora, não conhece. “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos” (v. 6). Por vezes preferimos ignorar a injustiça para não sermos incomodados por ela, mas Jesus diz que aqueles que são profundamente envolvidos com a justiça serão satisfeitos. “Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia” (v. 7) diz respeito à escolha de sair da nossa zona de conforto para ter compaixão; optar por sofrer junto. “Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus” (v. 8). Nosso coração é enganoso mas em Cristo somos nova criatura (cf. 2Co 5.17), recebemos um novo coração, e por intermédio do Filho podemos nos achegar ao Pai! “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus” (v. 9), os pacificadores agem de acordo com a vontade de Deus, revelam o Pai aqui na terra.

“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozigem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês” (v. 10). Essas são as palavras de Jesus. Mas nossa sociedade anda confundindo cristianismo com religiosidade. Ser cristão, seguir a Cristo, implica em fazer diferença.

A partir do nosso compromisso com Cristo podemos optar por ser bem-aventurados e promover no mundo a mudança que queremos ver. Isso mesmo: você não precisa apenas reagir; você pode escolher ser bem-aventurado!

0 comentários:

Postar um comentário