Vivendo além de mim mesmo

Como viver além de nós mesmos se a nossa existência tem tendências naturais ligadas ao consumismo, ao egoísmo, individualismo e o egocentrismo? Como viver de maneira correta se somos pressionados exatamente para o contrário?


O apóstolo Paulo, na sua primeira carta aos Coríntios, escreveu: “Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino” (13.11). Você já parou pra pensar como vive uma criança? Ela não raciocina corretamente; segue seu impulso natural; vive uma vida auto-centrada, egocêntrica e individualista; pensa que o mundo gira ao seu redor; exige que todos vivam em sua função; ela não vive além de si mesma. Mas Paulo completa: “Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino”. Crescimento é um processo natural, todo o ser humano saudável cresce.

Mas quantas vezes nós adultos agimos como crianças... somos auto-centrados e egoístas. Desta forma não passamos para a próxima fase. E isso é exatamente o que Jesus deseja para nós. Ele nos ensinou a agir de forma diferente, a considerar o próximo maior do que nós mesmos. Na nossa vida espiritual, quando conhecemos a Cristo deixamos de viver para nós mesmos e passamos a viver para Cristo, através de um relacionamento com Ele. Ele nos ensina a viver além de nós mesmos, e para que isso de fato aconteça é preciso:

- Depositar sua confiança e esperança em Jesus. A Bíblia diz que devemos procurar as coisas do alto vivendo a vida na perspectiva de Deus. Se não agirmos desta forma seremos guiados pelas circunstâncias que vemos e pelos valores do mundo. Deposite sua confiança em Jesus.

- Não depositar sua confiança e esperança em si mesmo. Jesus nos lançou o desafio, “negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Mt 16.24). Não viva com base em sua própria força, trabalho, família, estudos... Tudo o que aparentemente é seu pode deixar de ser em um instante.

- Não depositar sua confiança e esperança em outras pessoas. “Entregue seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá” (Sl 37.5). Deus nos convida a confiar nele, pois nos conhece e nos ama, Ele é o único digno de confiança, a única fonte de esperança. Ele tem os melhores planos pra nossa vida.

Não se feche dentro de seus próprios interesses. Você pode fazer algo relevante que abençoe pessoas e faça diferença. Isso acontecerá somente se você se deixar ser usado por Deus. Você tem duas opções: pensar como uma criança ou pensar como servo. Viva além de si mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário