Saia da mesmice – Parte 2: Por que passar mais uma noite com as rãs?

Não há como duvidar dessa verdade: Deus quer que tenhamos uma vida abundante! Seu desejo é que você e eu experimentemos uma vida plena, longe da mesmice que nos impede de prosseguir em direção a dias melhores. Deus não nos planejou para uma vida medíocre, uma vida cheia de problemas diários que se arrastem por anos. A mesmice nos prende, a amargura encobre os nossos olhos.

A Bíblia narra a história do faraó, o governador do Egito, que foi o responsável pelo sofrimento do povo hebreu durante anos e anos de escravidão. Deus enviou Moisés e ordenou que o faraó libertasse o seu povo, senão uma praga viria sobre a terra, mas faraó negou, não deixou o povo ir, então foi surpreendido com algumas pragas, e em uma delas uma grande quantidade de rãs foi lançada sobre todo o Egito. Mais uma vez Deus ordenou que faraó libertasse os hebreus e prometeu que as rãs imediatamente desapareceriam se ele fizesse isso. Então, Moisés perguntou a faraó quando devia quando devia orar a Deus para que o povo fosse liberto das rãs, mas a resposta de faraó foi: “Amanhã” (Êx 8.10). Por que passar mais uma noite com as rãs? Faraó optou por deixar sua vida na mesmice.

Assim como ele, muitas vezes nós escolhemos passar mais uma noite com as rãs. Em nossa vida elas representam as coisas ruins que nos imergem na mesmice. Prometemos iniciar uma dieta, parar de fumar, melhorar o relacionamento com nosso(a) esposo(a)... mas deixamos para amanhã, sempre, deixamos para depois. Como faraó respondemos “amanhã”, mas por que?

- Talvez porque tenhamos afeição às rãs. Deus conhece as rãs de nossa vida e sabe que elas não nos trazem nada de bom. Podemos deixá-las de lado fazendo o que precisa ser feito. Ter afeição às situações ruins só nos fazem permanecer na mesmice.

- Talvez porque as rãs estejam no controle. Em algumas circunstâncias de nossa vida, como o relacionamento familiar e o trabalho temos dificuldades e elas muitas vezes assumem o controle da situação e as decisões são tomadas, ou não são tomadas, por causa delas. Mas não precisa ser assim.

- Talvez porque as rãs não aparentam ser o que elas realmente são. Muitas mazelas que estão arraigadas em nossa vida não parecem ser tão ruins assim, aparentam não causar tanto estrago, mas rapidamente tomam proporções cada vez maiores, então precisamos lutar contra elas assim que começarem.

Fomos planejados para viver tudo o que Deus pode nos proporcionar. Ele nos convida a mudar. As coisas não precisam ser da forma como são, não precisam continuar como estão. Deus lhe deu uma vida para ser vivida da melhor maneira possível. Não passe mais uma noite com as rãs, não siga os passos de faraó. Ele esperou ver seu filho morto para só então sair da mesmice, fazer o que já sabia que devia ter feito, libertar o povo. Não espere pelo pior, chute as rãs de sua vida agora mesmo!

0 comentários:

Postar um comentário