3: 16 – Esperança para um coração de pedra

No Livro de Lucas, capítulo 19, versos 1 a 10, lemos a história de Zaqueu, um homem muito importante naquela época que vivia preso em seu próprio egoísmo. Zaqueu tinha muita coisa de que se orgulhava, era um importante chefe, vivia em uma região próspera e era bem sucedido, mas era excluído por causa da sua desonestidade. Ele estava em busca de esperança, por isso, quando ficou sabendo que Jesus estava por perto, na cidade de Jericó, correu até lá. Ele precisou vencer algumas barreiras que muitas vezes nós também precisamos quebrar para experimentar o amor incondicional de Deus.


Zaqueu tinha uma pequena estatura e teve que vencer isso. Muitas vezes nossa pequena estatura nos impede de achegar até Jesus, até o amor que quer nos alcançar. Não nossa estatura física, mas a pequena estatura espiritual que nos impede. Pensamos que somos muito pecadores para ter contato com esse amor, mas é justamente o contrário, pois nunca vamos ser bons o suficiente para nos achegar até Deus, precisamos vir como estamos, Deus está com os braços abertos à nossa espera. Zaqueu deixou de lado a sua pequena estatura e correu até Jesus, devemos fazer o mesmo.


Havia uma multidão ao redor de Jesus e impedia que Zaqueu chegasse perto de Jesus. Muitas vezes há uma multidão ao nosso redor que nos impede de chegar perto do amor de Deus que nos rodeia. Pessoas que jogam coisas na nossa cara, nos fazem sentir culpadas e indignas. Realmente não merecemos o amor de Deus, mas Ele o oferece mesmo assim, por isso devemos deixar de lado a opinião dos outros e correr até Aquele que pode nos oferecer esperança.


Zaqueu correu adiante e subiu em uma árvore para poder avistar Jesus. Venceu os obstáculos, sua baixa estatura e a multidão. Ele buscou a visão do alto. Qual foi a sua surpresa quando Jesus se aproximou dele, o chamou pelo nome e disse que iria até a sua casa. Naquele dia aconteceu uma mudança radical na vida de Zaqueu. Deus nos convida a sair da nossa condição e a ir a lugares altos, ver as coisas da sua perspectiva e receber o amor que vem ao nosso encontro. É um convite para dar esperança, à nossa realidade, aos nossos relacionamentos, nos dar nova perspectiva de vida. E transformar todas as coisas velhas em novas, em melhores. Esse amor supre todas as nossas necessidades.


Quando Zaqueu recebeu esse amor transformador tudo mudou. Ele deixou que seus valores e prioridade fossem transformados, que o materialismo desse lugar à bondade. Isso causou um impacto na vida de todos os que viviam naquela comunidade, pois Zaqueu devolveu todo o dinheiro que tinha roubado. Todos ficaram impressionados. Ele deixou que o amor de Deus se espalhasse ao seu redor e conseqüentemente a vida de outros foi transformada.


É exatamente assim que o amor de Deus alcança as pessoas hoje. É preciso que os que foram transformados deixem que o amor transpareça e interfira na vida de todos. Quando recebemos esperança podemos compartilhá-la. 3:16 são os números da esperança, Deus amou tanto que deu seu Filho e nós podemos ter uma experiência com este amor profundo. Somente Ele pode transformar o nosso coração de pedra em um novo coração.

0 comentários:

Postar um comentário