Recebendo alívio do stress



Stress é um conceito da física que significa a força aplicada a um determinado material superior à resistência oferecida por ele, a fim de preservar sua estrutura. Para a psicologia é uma pressão maior do que uma pessoa pode suportar até começar a ceder. E várias coisas podem nos causar stress: os estudos, o trânsito, a família, relacionamentos, a educação de filhos, doenças, dinheiro, o trabalho ou a falta dele... as fontes de stress que nos atingem são muitas!

Desde o começo dos tempos foi assim, há milhares de anos Moisés ficou estressado! Veja o relato do caso e como solucionaram:

No dia seguinte Moisés assentou-se para julgar as questões do povo, e este permaneceu de pé diante dele, desde a manhã até o cair da tarde. Quando o seu sogro viu tudo o que ele estava fazendo pelo povo, disse: "Que é que você está fazendo? Por que só você se assenta para julgar, e todo este povo o espera de pé, desde a manhã até o cair da tarde?" Moisés lhe respondeu: "O povo me procura para que eu consulte a Deus. Toda vez que alguém tem uma questão, esta me é trazida, e eu decido entre as partes, e ensino-lhes os decretos e leis de Deus". Respondeu o sogro de Moisés: "O que você está fazendo não é bom. Você e o seu povo ficarão esgotados, pois esta tarefa lhe é pesada demais. Você não pode executá-la sozinho. Agora, ouça-me! Eu lhe darei um conselho, e que Deus esteja com você! Seja você o representante do povo diante de Deus e leve a Deus as suas questões. Oriente-os quanto aos decretos e leis, mostrando-lhes como devem viver e o que devem fazer. Mas escolha dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto. Estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez. Eles estarão sempre à disposição do povo para julgar as questões. Trarão a você apenas as questões difíceis; as mais simples decidirão sozinhos. Isso tornará mais leve o seu fardo, porque eles o dividirão com você. Se você assim fizer, e se assim Deus ordenar, você será capaz de suportar as dificuldades, e todo este povo voltará para casa satisfeito". Moisés aceitou o conselho do sogro e fez tudo como ele tinha sugerido. Escolheu homens capazes de todo o Israel e colocou-os como líderes do povo: chefes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez. Estes ficaram como juízes permanentes do povo. As questões difíceis levavam a Moisés; as mais simples, porém, eles mesmos resolviam. Então Moisés e seu sogro se despediram, e este voltou para a sua terra. (Êxodo 18.13-27)

E hoje, como devemos lidar com o stress? Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11.28). Veja alguns conselhos bíblicos:

Obedeça os limites biológicos e emocionais que a vida impõe a você. Reconheça sua finitude. Há um limite para o que você consegue fazer, mesmo que o mundo exija demais, como se você conseguisse fazer “tudo junto ao mesmo tempo agora”. Seu corpo e sua mente tem um limite. Jesus nos instrui: “Não se amoldem ao padrão deste mundo” (Romanos 12.2). Estabeleça metas de acordo com o padrão de Jesus para sua vida.

Busque mais orientação para a sua vida na Palavra de Deus, ao invés de no que o mundo produz. Entenda que você foi criado para um propósito específico. Qual é o segredo para ser bem sucedido? “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido”. (Josué 1.8). Busque na Bíblia, o nosso Manual, as instruções para tomar as decisões que precisa.

Você deve reorganizar a sua agenda com a presença de Jesus nela. Ele quer fazer mais parte do seu dia a dia de forma prática, quer carregar o fardo que te sobrecarrega no seu lugar, tomar as suas preocupações. Vá até Ele mais vezes durante o dia, deixe que Ele influencie as suas ações e decisões. Você só se beneficiará com isso, porque quanto mais Ele participa, mais alívio Ele produz.

Livre-se do stress obedecendo aos seus limites biológicos e emocionais, buscando a orientação de Deus para sua vida e reorganizando sua agenda, de forma que Jesus esteja mais presente nela. Receba o alívio!

0 comentários:

Postar um comentário