A vida é muito curta para sermos pessimistas!

A Bíblia sempre traz uma perspectiva positiva sobre a vida, o próprio Deus afirma: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jeremias 29.11). Os maravilhosos planos dEle são de nos dar uma vida abundante, a vontade dEle é boa, agradável e perfeita! E a vida é muito curta para vivermos de maneira negativa e pessimista.

Em 2013 você pode escolher os planos que Deus tem para você ou os seus próprios planos. Você é livre! É livre para fazer escolhas positivas e colher delas as conseqüências boas e é livre inclusive para fazer escolhas negativas e sofrer as conseqüências ruins. Você pode, por exemplo, viver de forma pessimista esse ano. O mundo mesmo em que vivemos tenta nos moldar para sermos pessimistas. Tente se lembrar de pelo menos uma pessoa com quem você convive que está sempre tentando te colocar pra baixo, o tempo todo, qualquer que seja o assunto ela sempre vai ter uma opinião negativa, vai constantemente desacreditar qualquer iniciativa, vai desdenhar de você e de quem te cerca, vai invejar e desconfiar de todos e desmentir qualquer um. Vai sempre jogar um balde de água fria. Conhece alguém assim? É um autêntico pessimista. Cuidado para não se tornar um! Mas cada um de nós tem também dentro de si um pessimismo que insiste em invadir o nosso pensamento, o nosso sentimento e se refletir na nossa ação. Quer combatê-lo? Veja o que o causa:

A falta de conhecimento de Deus. Se você não o conhece não sabe o que Ele é capaz de fazer. Se não o conhece é porque não tem intimidade com Ele. E sem conhecer a Deus você não confiará nEle também, e então você se torna naturalmente pessimista. Essa é a sua tendência pecaminosa que só pode ser combatida com a fé. Quanto maior a fé, menor o pessimismo. E quanto maior o pessimismo, menor a fé. Como alimentar a sua fé? Através do seu relacionamento com Deus. Entregue-se diariamente a Jesus e permita que Ele trabalhe na sua vida. Deixe que Ele te dê essa perspectiva positiva da vida! Ele tem a parte dEle nesse processo e você tem a sua. Comece seguindo as instruções a seguir:

Mude o seu foco de avaliação. Se você ficar focado no seu problema ele vai parecer cada vez maior, e você vai ficar cada vez mais pessimista. Se você mantiver a sua energia nos problemas, e se preocupar com eles o dia todo, eles vão só crescer. Redirecione o seu pensamento. Coloque a sua fé em Deus, Ele é muito maior do que qualquer problema. Fortaleça-se espiritualmente! Precisa de orientação? Busque com empenho e dedicação na Palavra de Deus para que você possa afirmar como o salmista: “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” (Salmo 119.105). 

Aumente a sua fé progressivamente. Como fazer isso? Olhando para o que Deus já fez e para as coisas que Ele ainda fará. Deus ainda está trabalhando na sua vida e vai completar a sua obra. Você passou por muitas lutas, mas também recebeu muitas bênçãos. Liste cada uma dessas bênçãos e também as vitórias para não se esquecer do que foi feito em seu favor, e lembre-se delas para renovar a sua esperança. Acredite no que a Palavra de Deus diz, independente do que o seu coração fala. “Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas” (Colossenses 3.2).

Faça o bem a todos. A vida é muito curta para agirmos de forma negativa, e se não tomarmos cuidado acabaremos nos deixando envolver pelas coisas ruins que nos cercam. Não vale a pena porque o que é negativo só atrai mais coisa negativa: “Pois o que o homem semear, isso também colherá” (Gálatas 6.7). Então, faça o bem, perdoe, aja de forma positiva, abençoe os que estão ao seu redor, promova a paz na sua família, no seu trabalho e por onde você passar, coloque-se à disposição de Deus. Pense, sinta e aja como Deus quer que você pense, se sinta e aja. 

A vida é muito curta e 2013 vai passar voando! Não deixe o pessimismo tomar conta de você. Comprometa-se com Deus e viva de forma positiva e otimista, assim como Ele planejou.

0 comentários:

Postar um comentário